Carplace
Apesar de apresentar novidades de peso como o sedã XE e o esportivo C-X75 que estará no próximo 007, a principal atração da Jaguar em Frankfurt é comprovadamente o SUV F-Pace. Primeiro utilitário esportivo da história da marca, o modelo terá a missão de ampliar a participação de mercado da companhia e representá-la no segmento que mais cresce na preferência dos clientes. Como conceito, o crossover foi apresentado em 2013 e deve começar a ser vendido no Brasil até meados de 2016.
Desenvolvido sobre uma plataforma que agrega diversos elementos do esportivo F-Type, o F-Pace tem 80% da carroceria confeccionados em alumínio (sendo 33% de metal reciclado) e pesa algo em torno de 1.665 quilos nas versões mais leves. Ao todo são 4,73 metros de comprimento e 2,87 metros de distância entre os eixos, com espaço considerável para os passageiros e capacidade para 650 litros no porta-malas (1.740 com os bancos rebatidos).
A gama inclui os motores 2,0 litros diesel de 180 cv, 2.0 a gasolina de 240 cv, 3.0 diesel de 300 cv e 3.0 a gasolina de 340 cv ou 380 cv. Os dois primeiros podem ter tração dianteira ou integral e os demais apenas AWD. Quando equipado com o motor V6 supercharged de 380 cv (o mesmo do F-Type), o F-Pace acelera de 0 a 96 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
De acordo com a Jaguar, os gastos necessários para desenvolver o modelo somaram mais de 120 milhões de euros e alguns anos de trabalho. Quando chegar ao mercado, o SUV terá a missão principal de rivalizar com Porsche Macan, Audi Q5 e BMW X3. A estreia no Brasil está programada para a primeira metade do ano que vem. (Carplace)