Carplace
O nome pode até não ser tão amigável, mas o Suzuki Baleno, principal atração da marca no Salão de Frankfurt, estreia com muitas novidades que vão da moderna plataforma a inédita gama de motores (com opção turbo) e promessa de mais espaço e versatilidade.
Com vendas previstas para a Europa no primeiro semestre de 2016, o novo hatchback compacto é um pouco maior que o atual Swift, mede 4,02 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 2,52 metros de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 355 litros.
Revelando um visual externo simples e agradável, o Baleno possui faróis com LEDs, rodas de liga leve aro 15?, (16? opcional) e lanternas com LEDs. Um dos principais destaques é a nova plataforma, mais rígida e leve, que contribui para a eficiência, dirigibilidade e estabilidade.
Espaçosa, a cabine tem linhas simples mas de bom gosto e rompe com o estilo atual dos compactos da marca, já datado. O painel tem design limpo e abriga a central multimídia compatível com Apple CarPlay. Na lista de itens estão ar condicionado automático, botão de partida e acesso sem chave, entre outros.
Bem equipado em termos de segurança, o hatchback possui seis airbags, alertas de colisão e mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência.
Outro destaque é a estreia de dois novos motores. Primeiro o 1.0 3-cilindros de injeção direta e turbo que entrega 111 cv e 17,3 kgfm de torque. O outro é o 1.2 Dualjet de 90 cv e 12,2 kgfm de torque com a nova tecnologia SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), um sistema elétrico auxiliar para as saídas que poupa o motor principal e reduz o consumo. O motor 1.0 pode ter câmbio manual de cinco ou automático de seis velocidades, enquanto o 1.2 pode ser acoplado a caixa automática do tipo CVT (opcional). (Carplace/Julio Cesar)