Crossover da Nissan traz motor do elétrico Leaf e antecipa próximo Juke

Auto Estrada

 

A Nissan apresentou à imprensa no Salão de Frankfurt, na Alemanha, um protótipo que pode indicar a aparência da próxima geração do crossover Juke. O modelo de quatro lugares e portas traseiras do estilo “suicida”, que abrem no sentido contrário, tem o nome de Gripz Concept e, apesar da suspensão elevada, traz uma proposta bastante esportiva, inspirada nas competições de rali e também nas corridas de bicicleta.

 

De acordo com a montadora japonesa, o Gripz foi desenvolvido tendo o Datsun 240Z em mente – o esportivo dos anos 60 e 70 ganhou fama ao disputar provas off-road em países africanos como Quênia, Uganda e Tanzânia em versão adaptada, com suspensão reforçada e maior altura em relação ao solo.

 

A referência às bicicletas de competição se deve ao uso extensivo de fibra de carbono nos painéis da carroceria e também na parte estrutural – o carbono também está presente em ‘magrelas’ de alto desempenho devido à elevada resistência e ao baixo peso do material.

 

Por fora, a carroceria futurista abusa dos vincos e dos ângulos e traz capô longo. As dimensões são compactas para um crossover: 4,10 m de comprimento, 1,89 m de largura, 2,58 m de distância entre-eixos e 1,50 m de altura.

 

A tração é nas quatro rodas, com propulsão elétrica – o motor é o mesmo usado no Leaf, que no hatch rende 107 cv de potência e 25,8 kgfm de torque. Como nas versões de autonomia estendida do BMW i3, um motor a gasolina serve como gerador, ajudando a reabastecer as baterias, que também são recarregadas na tomada. (Auto Estrada/Alessandro Reis)