Novo Ford EcoSport chega às lojas brasileiras em agosto

Revista Auto Esporte  

 

A Ford apresentou oficialmente a reestilização do EcoSport na Argentina, às vésperas da abertura do Salão de Buenos Aires. Produzido em Camaçari, na Bahia, o modelo renovado entra em pré-venda em julho, mas as primeiras unidades serão entregues apenas em agosto. Precursor do segmento de SUVs compactos, o novo EcoSport vai investir em tecnologia para tentar reconquistar as primeiras posições no segmento, que hoje conta com uma longa lista de concorrentes. Alô Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta!

 

Por fora, você pode achar que o carro não mudou tanto assim. De fato, a plataforma e o porte são praticamente os mesmos. Mas a reforma foi extensa no interior e no conjunto mecânico do carro. O novo EcoSport será oferecido com motor o novo motor 1.5 de três cilindros e também com o 2.0 de 175 cv. O câmbio Powershift, por sua vez, dará lugar a um câmbio automático convencional de seis marchas.

 

A montadora já confirmou que o inédito motor 1.5 terá 137 cv de potência, 16,2 kgfm de torque e virá importado da Índia. Na linha EcoSport, o tricilíndrico substitui o 1.6 16V de 115 cv e de 131 cv (do Powershit). De acordo com a Ford, a família Sigma (1.5 e 1.6) continuará à venda no Brasil, porém, a marca não revela em quais modelos.

 

E quais são as mudanças?

 

O crossover ganhou novos elementos de estilo, especialmente na dianteira, que seguiu a linguagem de design aplicada nos demais utilitários mundiais da marca. A traseira tem lanternas parecidas e apenas alguns retoques no para-choque.

 

Do lado de dentro, a reestilização ganhou volante parecido com o do Focus e a central multimídia oferecida no hatch médio. A tela multimídia de oito polegadas será, finalmente, sensível ao toque. Ainda haverá novas entradas auxiliares logo abaixo dos comandos do ar-condicionado eletrônico (apenas uma zona e com comandos redesenhados) e bancos revestidos de couro e tecido (na faixa central). “A maior mudança é o interior do carro. O interesse era criar um conceito de conforto, novos bancos e a tela de oito polegadas do Sync 3. O interior é uma revolução completa”, Rafael Marzo, engenheiro global do projeto EcoSport.

 

O novo EcoSport manterá a nomeclatura das atuais versões da gama: SE, FreeStyle e Titanium. A topo de linha terá teto solar, rodas de liga leve de 17 polegadas, a nova central multimídia de 8 polegadas sensível ao toque, bancos de couro na cor clara, ar-condicionado digital, luzes diurna de LED, repetidor de seta, volante multifuncional, Isofix, sensores crepuscular e de chuva, além de sete airbags e sistema de som Sony com 9 autofalantes. (Revista Auto Esporte/Michele Ferreira)