Enir

de Faveri Leal

Nascido em Porto Alegre, no bairro São João, tradicionalmente um bairro de industriários, pode-se dizer que o amor chão de fábrica corria nas veias de Enir de Faveri Leal, que construiu uma longa carreira na Dana.

In Memoriam ✩ 24/09/1936 ✝ 31/07/1999

Filho de Antonio e Edith, estudou no Colégio Parobé, como muitos outros colegas albarianos que fizeram curso técnico, e também no SENAI, onde fez as formações de Desenho, Cálculo, Torno e Mestre de Usinagem. Mas não foi só fora de casa que ele desenvolveu a paixão pelo trabalho: seu pai Antonio era Serralheiro e Enir teve conhecimento de metalurgia na prática trabalhando com o pai.

Tanta dedicação lhe rendeu uma vaga na Albarus quando ele decidiu trabalhar em outro lugar – ele começou a atuar na empresa no dia 10 de março de 1959 como Auxiliar de Produção na Divisão de Cardans, que funcionava em Porto Alegre. Dedicou-se tanto que, poucos meses depois, em setembro, foi promovido a Preparador.

Como sua grande paixão era estar na fábrica, passou por diversas posições ali: Encarregado, Contramestre, Mestre Geral de Cardans e Capas e Cruzetas e, por último, foi promovido a Supervisor de Produção na antiga Divisão de Cruzetas, ainda em Porto Alegre.

Quando a fábrica foi transferida para Gravataí, ele foi trabalhar na Área de Usinagem e Montagem de Cruzetas na Divisão de Juntas Universais (também conhecida na época como DJU).

Enir fez parte dos grupos de Círculo de Controle de Qualidade, que sugeriam melhorias nos métodos produtivos e seu grupo chamava “Os Diamantes”.

Aposentou-se em 21/10/1991. Na ocasião dos 40 anos da Albarus, Enir deu uma declaração ao jornal interno O Pinhão que resumiu bem sua trajetória na companhia. “Os 40 anos da Albarus representam a satisfação de participar de uma empresa em que a tônica continua sendo o dinamismo através dos tempos. Desde os seus fundadores, os líderes sempre souberam formar um grupo onde todos lutam pelos mesmos objetivos, união, crescimentos e desafios. A Albarus é como uma só família, essa é a razão para o seu sucesso”, resumiu.

Casado com Vânia Abreu Leal, teve 2 filhas: Silvia Regina e Simone Maria, que lhe deram os netos Fernanda Leal Rosa, Lucas Leal Rosa e Cassiano Leal Rodrigues.

perfil

“Desde os seus fundadores, os líderes (da Albarus) sempre souberam formar um grupo onde todos lutam pelos mesmos objetivos, união, crescimentos e desafios. A Albarus é como uma só família, essa é a razão para o seu sucesso”.

[fbcomments]