Engajamento para a melhoria contínua

Treinamento de SOPE em Jundiaí

A melhoria contínua é um dos quatro valores fundamentais da Dana. Na década de 1980, a empresa já utilizava os Círculos de Qualidade, ferramenta baseada no Sistema Toyota de Produção, que deu origem ao SOPE – Solução de Problemas em Equipe. O objetivo é incentivar a participação de todos, desenvolvendo o senso de pertencimento e propriedade, para valorizar o poder das ideias como agente de melhoria e assim contribuir para o crescimento conjunto de colaboradores e da empresa.

Combinando metodologia e engajamento, o SOPE propõe a participação direta dos colaboradores na solução de problemas. A proposta é que as equipes se envolvam diretamente na melhoria de processos, gerando ganhos em segurança, ergonomia, qualidade, produtividade, meio ambiente, redução de custos e outros aspectos ligados ao negócio, da produção à gestão. Para reconhecer o esforço dos grupos – além de motivá-los – há um concurso anual e nacional que reconhece as melhores ideias.

Como funciona

Os times desenvolvem projetos que resultam em novas formas de realizar um trabalho ou mesmo criam processos para atender à novas demandas – o tema dos projetos inscritos no SOPE devem atender ao critério estipulado, como explica a coordenadora do Programa de Melhoria Contínua e responsável pela implantação do SOPE em Campinas e Jundiaí, Katiuze Denti: “Temos duas categorias: Projetos Direcionados, atendendo a temas sugeridos pela Dana e que necessariamente buscam redução de custo; e Projetos Espontâneos, que devem estar alinhados com as áreas de 5S, segurança, qualidade e redução de custos que não estejam nesta lista dos temas para Projetos Direcionados.” Em Sorocaba, o número de inscritos aumentou em relação a 2017, comenta Estiverson Ribeiro, apoiador do programa: “Nosso foco neste ano é redução de custos, e começamos bem. Até março, havia 92 projetos cadastrados, com 71 pessoas participando. Temos 15 Projetos Direcionados, sendo seis para savings”, diz, destacando que na planta de Sorocaba há várias equipes compartilhadas, envolvendo mais de uma divisão. “Essa troca de conhecimento é bastante interessante”.

Em 2018, houve crescimento de projetos voltados à segurança – até o ano passado, o foco era o 5S. Outro ponto relevante é o número de novas equipes inscritas, de áreas como logística e de apoio, sinal importante do aumento na abrangência desta importante iniciativa de engajamento, empoderamento e melhoria contínua.

Share This: