Lendas Brasileiras

Lendas Brasileiras

As histórias e origens dos incríveis personagens da nossa terra

Lindas Brasileiras

Quem não se emocionou com as histórias maravilhosas contadas por nossos avós onde seres fantásticos reinavam assustando-nos com seus poderes e mágicas impressionantes? Saci, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça, Curupira. Estes e tantos outros personagens da literatura popular brasileira fazem parte do livro Lendas Brasileiras, editado pela Dana em 1989.

A iniciativa tornou-se célebre na época, pois foi de encontro à invasão dos desenhos enlatados japoneses que pouco ou nada tinham a ver com o imaginário infantil brasileiro. O sucesso do livro foi tão grande que exigiu uma segunda edição, além de uma exposição itinerante que viajou pelo Brasil.

Para resgatar este importante projeto, em 2005, a exposição foi relançada com novas imagens e histórias mostradas no livro, acrescidas de infográficos analógicos – textos curtos, objetivos e interessantes, que ajudam a situar a lenda no seu contexto. A nova exposição também contou com aquarelas do premiado artista gaúcho Rodrigo Rosa.

Aqui, você poderá relembrar estas histórias que fazem parte da nossa cultura, além de reviver as aventuras que um dia fizeram você perder o sono. Estes personagens continuam fascinantes e responsáveis pelo terror, curiosidade e respeito dos moradores das regiões sob sua influência.

Navegue nos próximos posts e descubra o que estes incríveis seres andam aprontando por aí.

Saiba mais

Boca grande, olhos esbugalhados, pele áspera e fria, verrugas por toda parte e corpo achatado. Saiba como a Festa no Céu mudou a vida de um ilustre penetra.

ARTIGOS SEMELHANTES

Zeca Baleiro, maestro Tiago Flores e Orquestra da Ulbra - Foto: Fernanda Chemale

Yamandu Costa