Mutts

Mutts

Cartuns para quem convive - e ama - com os animais

Um dos cartuns de Patrick que fala sobre adoção. Imagem: Reprodução

“Para mim, ‘Mutts’ é tudo o que uma tira deveria ser”. Com esta frase, o criador de Peanuts (mais conhecido no Brasil como Charlie Brown e Snoopy), Charles Schulz, abençoou um dos quadrinhos mais lidos no mundo todo. Schultz disse que ”Mutts” era sua tirinha favorita nos jornais.

Publicadas diariamente no site oficial da turma, também figuram em 75 jornais norte-americanos e 700 outros jornais ao redor do mundo, as tiras falam sobre animais domésticos (especialmente gatos e cachorros), e de como é a relação com seus donos humanos. Parece simples? Não é.

A tira é baseada nas aventuras diárias de dois animais de estimação: um cão chamado Earl e um gato chamado Mooch. Earl e Mooch interagem um com o outro, com seus donos humanos, e com um grande número de animais da vizinhança.

A idéia inicial de McDonnell era uma tira com personagens humanos que tornavam-se os donos dos ”Mutts”, mas os animais tomaram os seus lugares e passaram a ser os personagens principais. As tiras são de um humor refinado e inocente. McDonnell também incentiva a adoção de animais com a clínica ”Animal Shelter” e a preservação da natureza.

"Cachorros pensam que todo dia é Natal". Imagem: Reprodução
“Cachorros pensam que todo dia é Natal”.
Imagem: Reprodução

Patrick teve a idéia de criar ”Mutts” em 1994, e hoje já conta com vários livros publicados – o último deles, ”Hug Time”, figura no topo da lista dos livros infantis mais vendidos do New York Times. O livro conta a história de um gato chamado Jules que corre o mundo abraçando espécies em extinção.

Patrick também está envolvido em diversas causas ambientais, e é membro-diretor da Sociedade Humanitária dos Estados Unidos e também colabora com diversas instituições que cuidam de animais resgatados da rua. Ele vive em Nova York com sua esposa Karen O’Connel e o gato MeeMow. Até o ano passado, o cachorro Earl também vivia com o casal, mas ele morreu depois de 19 anos de companheirismo. Patrick cita Earl e MeeMow como suas duas grandes fontes de inspiração.

“Mutts alegra-me todos os dias. Não é só doce, é simples e cômico – o que é uma combinação rara – é simplesmente a melhor tira que eu conheço”, disse Matt Groening, o genial criador dos Simpsons. É mole?

ARTIGOS SEMELHANTES