PROVA DE BAJAS PROMOVIDA PELA DANA NO RS TORNA-SE ETAPA OFICIAL DA SAE BRASIL

O sucesso alcançado pela prova de bajas promovida pela Dana no Sul do País, desde 2003, transformou o evento em etapa oficial do calendário de competições estudantis da SAE BRASIL (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade). Antes denominada Desafio Dana Baja Sul, a corrida, que este ano acontece nos dias 1 e 2 de setembro, será chamada de Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul e vai contar pontos para a competição nacional, realizada anualmente na cidade de Piracicaba (SP).

Para este ano, a Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul já tem 15 equipes inscritas. Estudantes de engenharia de universidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão empenhados na construção de seus protótipos off-road, conhecidos como bajas. Os alunos vão competir em uma pista dentro do complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), com quase 700 metros de extensão e equipada com toda a estrutura de box e cronometragem.

A iniciativa da Dana de criar uma prova no Sul beneficiou os estudantes de Engenharia da região, que não tinham a oportunidade de participar de uma etapa intermediária antes da competição nacional. Com a etapa regional, nos últimos anos as faculdades do Sul passaram a obter melhores resultados na competição de Piracicaba (SP), que se tornou mais equilibrada.

“Com este evento a Dana contribui para a capacitação da nossa próxima geração de engenheiros automotivos. Esse tipo de competição que, além da corrida, abrange todas as fases de projeto e construção de um veículo, permite aplicar na prática o que se vê nas salas e laboratórios das escolas de Engenharia. É o método ideal para o aprendizado”, declara Jader Hilzendeger, vice-presidente de Operações para a Dana América do Sul.

Os protótipos construídos pelos alunos são impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 hp, e precisam passar por diversas avaliações e por uma corrida. Na V Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul, as avaliações de segurança, motor e a apresentação oral do projeto para uma banca de juízes acontecerão no dia 1/9 (sábado). As provas dinâmicas – rampa, slalom e enduro – serão realizadas no dia 2/9 (domingo).

Como nos anos anteriores, o prêmio para o time vencedor da V Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul será um motor Briggs””Stratton de 10 hp. As despesas de transporte dos carros e de alimentação das equipes participantes serão oferecidas pela Dana, como forma de incentivar a participação.

Além da competição no Sul, que acontece em Gravataí (RS), outras duas provas regionais serão realizadas: a 1ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, com data e local ainda não definidos, e a 3ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, em Camaçari (BA). As três competições serão supervisionadas por um juiz da SAE BRASIL credenciado em segurança e seguirão exatamente as mesmas regras, pelas quais os carros somente poderão ser inscritos na região da sua universidade, não podendo participar das outras provas regionais.

Equipes inscritas na V Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul:

– Andrômeda (Centro Universitário Positivo) – Curitiba/PR
– Bajasinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos) – São Leopoldo/RS
– Bombaja 01 (Universidade Federal de Santa Maria) – Santa Maria/RS
– Bugio Racing (Unijui) – Panambi/RS
– Chimango (Universidade de Caxias do Sul) – Caxias do Sul/RS
– Fúria do Sul (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) – Rio Grande/RS
– Mas Baja Tchê (Universidade de Passo Fundo) – Passo Fundo/RS
– Pia de Baja (Universidade Federal do Paraná) – Curitiba/PR
– Sinuelo (Fahor-Faculdade Horizontina) – Horizontina/RS
– Tchê (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre/RS
– Ubaja (Universidade da Região de Joinville – Univille) – Joinville/SC
– UFSC-Uiraçu (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) – Florianópolis/SC
– UFSC-Ilhéu (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) – Florianópolis/SC
– Unisul Baja SAE (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul) – Florianópolis/SC
– Velociraptor (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC) – Joinville/SC