PROVA DE BAJAS ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA NO RS

Acontece neste final de semana (1º e 2 de setembro), em Gravataí (RS), a 5ª Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul, disputa entre estudantes de Engenharia que constroem carrinhos off-road, conhecidos como “bajas”. Promovida pela SAE BRASIL (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) com o patrocínio da fabricante de componentes automotivos Dana, a prova vai reunir 15 equipes de universidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e funciona como um incentivo aos futuros engenheiros automotivos da região.

Os alunos vão competir em uma pista construída dentro do complexo industrial da Dana em Gravataí, com quase 700 metros de extensão e equipada com toda a estrutura de box e cronometragem. A competição, além da corrida, abrange todas as fases de projeto e construção do veículo. Os protótipos são impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 hp, e precisam passar por diversas avaliações e por uma corrida.

Na 5ª Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul, as avaliações de segurança, motor e a apresentação oral do projeto para uma banca de juízes acontecerão no dia 1/9 (sábado). As provas dinâmicas – rampa, slalom e enduro – serão realizadas no dia 2/9 (domingo). Como nos anos anteriores, o prêmio para o time vencedor da 5ª Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul será um motor Briggs”Stratton de 10 hp. As despesas de transporte dos carros e de alimentação das equipes participantes serão oferecidas pela Dana, como forma de incentivar a participação.

Além da competição no Sul, outras duas provas regionais são realizadas: a 1ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sudeste, no interior de São Paulo, e a 3ª Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, em Camaçari (BA). As três competições serão supervisionadas por um juiz da SAE BRASIL credenciado em segurança e seguirão exatamente as mesmas regras. As etapas regionais são preparatórias para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente em São Paulo.

Equipes inscritas na 5ª Competição SAE BRASIL-DANA – Etapa Sul:

– Andrômeda (Centro Universitário Positivo) – Curitiba/PR
– Bajasinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos) – São Leopoldo/RS
– Bombaja 01 (Universidade Federal de Santa Maria) – Santa Maria/RS
– Bugio Racing (Unijui) – Panambi/RS
– Chimango (Universidade de Caxias do Sul) – Caxias do Sul/RS
– Fúria do Sul (Fundação Universidade Federal do Rio Grande) – Rio Grande/RS
– Mas Baja Tchê (Universidade de Passo Fundo) – Passo Fundo/RS
– Pia de Baja (Universidade Federal do Paraná) – Curitiba/PR
– Sinuelo (Fahor-Faculdade Horizontina) – Horizontina/RS
– Tchê (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre/RS
– Ubaja (Universidade da Região de Joinville – Univille) – Joinville/SC
– UFSC-Uiraçu (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) – Florianópolis/SC
– UFSC-Ilhéu (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) – Florianópolis/SC
– Unisul Baja SAE (Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul) – Florianópolis/SC
– Velociraptor (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC) – Joinville/SC