NA M&T EXPO 2006, DANA OFERECE SOLUÇÕES COMPLETAS DE SISTEMAS E PRODUTOS ESPECIALIZADOS PARA O MERCADO DE CONSTRUÇÃO

Para atender à crescente demanda mundial por equipamentos de construção confiáveis e com as mais avançadas tecnologias, o Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana Corporation oferece uma ampla linha de componentes para sistemas de transmissão. As soluções incluem eixos diferenciais, transmissões, freios, controles eletrônicos, eixos cardans e respectivas peças de reposição. Estes sistemas são fabricados para equipamentos como pás-carregadeiras, escavadeiras de roda, compactadores, guindastes, veículos para mineração, guindastes telescópicos e valetadeiras, entre outros.

“A Dana oferece e desenvolve soluções com foco na funcionabilidade e manutenção de sistemas completos, que incluem módulos, controles eletrônicos e freios úmidos”, afirma Fabrizio Panizzolo, engenheiro-chefe do Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana. “A produção eficiente dos componentes de transmissão Spicer® como eixos diferenciais, transmissões e conversores de torque tornaram a Dana um fornecedor preferencial para as principais montadoras no setor de equipamentos de construção.”

Na M&T Expo 2006, em São Paulo, de 6 a 10 de junho, a Dana exibirá no seu estande (localizado nos espaços E-21 e G-28) os seguintes produtos:

Eixo Spicer® Modelo 176

O eixo diferencial planetário rígido Spicer® Modelo 176 possui um conjunto articulado integrado com um alojamento rígido montado no próprio eixo. Apresenta uma engrenagem espiral cônica, torque de saída máximo de 4.700 Nm e capacidade de carga de 24.000 Nm (estática) e 12.000 Nm (dinâmica). Disponível com opções de terminal de saída, DIN, SAE e flange de entrada do tipo mechanics, o eixo Modelo 176 é oferecido também com opções de autoblocante ou com bloqueio 100%. Está disponível com freios internos com discos em banho de óleo e com acionamento hidráulico, podendo ser equipado com freio de segurança de acionamento hidráulico, acionamento por mola ou manual.

Transmissão Hidráulica Spicer® VDT12000

Projetada para proporcionar maior produtividade, maior alcance, maior capacidade de elevação e maior versatilidade em uma variedade de aplicações para equipamentos de construção de 100 a 140 hp (75 a 105 Kw), a VDT12000 é uma transmissão hidráulica com conversor de torque integrado. Oferece uma entrada máxima 3.300 rpm, com quatro marchas para frente e três marchas para trás. A transmissão hidráulica VDT12000 oferece modulação de embreagem, controles elétricos, acionamento de bomba auxiliar e bomba de carga e filtro montados externamente. Os opcionais incluem roda-livre conversora, filtro remoto, avanço lento (inching), freio de estacionamento a disco e declutch elétrico “neutro”.

Eixos Cardans Spicer® 1550

Como parte da família de eixos cardans Série 10, o eixo cardan Spicer® 1550 é projetado para proporcionar uma maior vida útil do entalhado, com reduzidas cargas axiais sob pressão, menor atrito sob esta carga axial e também uma melhor retenção das capas das cruzetas. O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana apresentará o eixo cardan série 1550 com dimensão de comprimento reduzida, fixado ao eixo Modelo 176 como um exemplo das amplas capacidades do sistema de transmissão como um todo, para aplicação em equipamentos de construção.

Capacidades dos Controles Eletrônicos

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana apresenta a nova geração de controles eletrônicos de transmissão Spicer® que permitem compatibilidade com o protocolo de comunicação Can 2.b. O controlador principal Spicer® ECon™ e o controlador de transmissão PCon™ são compatíveis com todas as transmissões Dana que utilizam válvulas elétricas de controle. A funcionalidade proporcionada pelos controladores inclui a mudança automática de marchas, monitoramento do sistema, registro de dados e bloqueio da mudança de marchas por segurança. Os controladores Spicer® ECon™ e PCon™ estarão disponíveis em futuro próximo para as novas linhas de transmissões e poderão ser aplicados nas máquinas existentes que requeiram maior capacidade de controle do veículo.

O controlador de transmissão Spicer® TCon™, o controlador inteligente ICon™ e o controlador avançado ACon™ funcionam com a série TE™ de transmissões da Dana para proporcionar maiores capacidades de controle eletrônico, incluindo engate da embreagem com modulação eletrônica e controle pelo operador do avanço lento (inching) controlado eletronicamente. A linha completa de controles de transmissão Spicer® também apresenta a unidade de mostrador RD 120. O display remoto pode ser montado na cabine do veículo enquanto a instalação da unidade maior do Controle Avançado de Transmissão (ECU) pode ser feita em qualquer outro lugar.

Capacidades de transmissão

Entre os diversos modelos de transmissões Dana disponíveis, estão as transmissões hidrostáticas e powershift controladas eletronicamente, além de caixas de transferência e conversores de torque para uma ampla faixa de aplicações. Alguns destes produtos serão apresentados no estande da Dana na M&T Expo.

Sobre o Grupo de Sistemas Fora-de Estrada da Dana

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana é composto por operações de manufatura, pesquisa e desenvolvimento, na Bélgica, Brasil, China, Hungria, Índia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. Projeta, fabrica, monta e comercializa eixos diferenciais, eixos cardans, transmissões, conversores de torque, controles eletrônicos e freios. O grupo também fornece peças de reposição e serviços de assistência técnica.

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana atende a mais de 1.000 instalações de fabricação e montagem de equipamentos em 30 países. Ele também possui dois centros de distribuição globais e mais de 50 centros de assistência técnica autorizados em 100 países. Construção, agricultura, florestal, mineração, movimentação de materiais, veículos para manutenção e jardinagem, veículos de lazer e equipamentos industriais são alguns dos mercados que exigem a qualidade encontrada nos produtos e peças de reposição originais Spicer®.

Sobre a Dana Corporation

Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana é um fornecedor líder de eixos diferenciais, eixos cardans, longarinas, chassis e tecnologias em transmissão. Os colaboradores da Dana desenvolvem e fabricam produtos para todas as grandes montadoras de veículos no mundo nos segmentos automotivo, para veículos comerciais e fora-de-estrada.

No Brasil, mantém 17 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 4.200 colaboradores e vendas anuais da ordem de R$ 1,2 bilhão. O endereço da Dana na internet é: