MÊS DO FOLCLORE, EXPOSIÇÃO “LENDAS BRASILEIRAS” É DESTAQUE NO CAMPINAS SHOPPING

No mês em que se comemora o Dia do Folclore, a exposição “Lendas Brasileiras” poderá ser vista no Campinas Shopping, em Campinas (SP), entre os dias 7 e 20 de agosto. Organizada pela fabricante de componentes automotivos Dana, com o apoio da Fundação Educar da DPaschoal, a mostra será gratuita e apresentará 12 painéis que ilustram os diversos contos do folclore nacional. O evento terá também uma programação especial com contadores de estórias.

O objetivo do projeto é apresentar à nova geração os seres fantásticos que povoam o vastíssimo repertório de lendas no Brasil. “Pouco espaço tem sobrado para o Curupira, o Saci ou a Iara. Eles têm sido derrotados pelos heróis fantásticos dos modernos desenhos animados ou séries televisivas em suas aventuras rápidas, rasteiras e pasteurizadas”, declara Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana.

A exposição traz estórias e imagens de duendes, animais inteligentes, seres poderosos ou lições moralistas que têm suas raízes fincadas nas várias culturas que formaram o País: os índios, os europeus e os africanos. O objetivo do trabalho é registrar algumas das lendas mais populares que formam o patrimônio cultural do povo brasileiro.

A exposição teve origem no livro “Lendas Brasileiras”, lançado pela Dana em 1989, com 16 lendas típicas do País contadas em português e inglês. “O sucesso do livro foi tanto que, após a edição ter se esgotado, surgiu a idéia de transformar o tema em uma exposição como parte do Dana Cultural – e com enfoque renovado”, diz Luciano Pires. “Entendemos que poderíamos tratar o conteúdo do livro de maneira diferente, não apenas uma lenda escrita, mas uma colagem de informações e ilustrações que complementam a lenda que existe no imaginário popular – e com grande apelo visual. Buscamos um ilustrador contemporâneo que usasse técnicas clássicas – como a aquarela.”

As ilustrações são de autoria do porto-alegrense Rodrigo Rosa. Cartunista, ilustrador e jornalista formado pela PUC/RS, integrou a Editoria de Arte do jornal Zero Hora e ilustrou obras de autores como Sérgio Caparelli, Moacir Sclyar, Carlos Urbim e Erico Verissimo. Como cartunista, publicou charges e cartuns em diversos jornais e revistas, e conquistou mais de 20 prêmios em salões de humor no Brasil e no exterior.

O contato com a arte de qualidade desperta nas crianças o senso crítico e a capacidade de discernimento sobre o que é importante e necessário para o bom desenvolvimento intelectual. “Nossa maior recompensa tem sido observar o interesse das crianças diante de ilustrações como a do Negrinho do Pastoreio, do Saci, da Bruxa Nicácia e das outras lendas expostas. Se daqui a alguns anos estas crianças puderem lembrar-se do impacto destas imagens e da beleza destas estórias, transmitindo às novas gerações um pouco da cultura do povo brasileiro, nosso objetivo terá sido atingido”, finaliza Luciano Pires.

Serviço

Evento: Exposição Lendas Brasileiras
Local: Praça de Eventos do Campinas Shopping
Trevo Rod. Anhanguera x Rod. Santos Dumont – Campinas – SP
Data: 7 a 20 de agosto
Horário: das 10 às 22h
Preço: gratuito
Realização: Dana e Campinas Shopping
Apoio: Fundação Educar da DPaschoal