HISTÓRICO FITTIPALDI FD-01 ABRE A 50ª EDIÇÃO DA MIL MILHAS BRASIL

O Fittipaldi FD-01, primeiro fórmula-1 brasileiro, volta às pistas mais uma vez. Pilotado por Wilson Fittipaldi Jr., o carro participa da festa que marca os 50 anos da tradicional Mil Milhas Brasileiras – agora Mil Milhas Brasil – que acontece no dia 21/1, no autódromo de Interlagos (SP). Construído em 1974 e restaurado pela fabricante de autopeças Dana, o FD-01 foi escolhido para abrir a prova por ser um dos mais importantes símbolos nacionais do automobilismo. Às 10 horas, Wilsinho fará uma exibição especial do carro na pista e, ao meio-dia, o FD-01 comandará os participantes na volta de apresentação da prova.

Além de conferir de perto o resultado da restauração do FD-01, quem for a Interlagos verá também a exposição “A Saga Fittipaldi”. Montada no Box 1, a mostra traz fotos, textos e vídeos que contam um pouco da trajetória do carro e apresentam detalhes do processo de recuperação dos componentes, da carenagem e da pintura.

A iniciativa de restaurar o FD-01 e, mais recentemente, o FD-04 (primeiro carro da equipe Fittipaldi pilotado por Emerson) é parte das ações do programa Dana Cultural, que patrocina a recuperação dos ícones nacionais da mobilidade. Outros veículos recuperados com o apoio da Dana foram o Simca Chambord do Vigilante Rodoviário (primeiro seriado brasileiro de TV) e o hidroavião brasileiro Jahu (primeiro das Américas a cruzar o Oceano Atlântico, em 1927).

Uma das mais tradicionais provas do automobilismo brasileiro, a Mil Milhas Brasil comemora sua 50ª edição com mudanças de horário (a largada será ao meio-dia) e de regulamento. A prova deste ano vai contar com pilotos como Nelson e Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Ingo Hoffmann, Raul Boesel, Paulo Gomes e outras estrelas internacionais. De acordo com a organização, a expectativa de público é de 40 mil pessoas.