Engenheiros da Dana mostram trabalhos no Congresso SAE BRASIL

A Dana nos Engenheiros da Dana vão mostrar seus trabalhos técnicos no XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2007, de 28 a 30 de novembro, em São Paulo. Durante o congresso, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, serão apresentados três papers da Dana, um na área de suspensão e dois na área de motores.

Claudio Crivellaro, engenheiro da divisão de Soluções Estruturais da Dana, vai mostrar um trabalho técnico sobre a obtenção de um modelo matemático que gera o algoritmo de controle de um sistema de suspensão ativa. Com o título “Metodologia para obtenção de modelo veicular com 7 graus de liberdade para controle de sistema de suspensão ativa”, o paper será apresentado no dia 28 de novembro, às 14h30, na sala 6.

O engenheiro Eduardo Gubbiotti Ribeiro, da divisão de Bombas da Dana, vai apresentar o trabalho “Válvula Elétrica para Controle da Temperatura do Sistema de Arrefecimento do Motor“, no dia 29 de novembro, às 12h30, na sala 1. O paper aborda o desenvolvimento de uma válvula eletricamente acionada que ajusta a temperatura do motor conforme o tipo de combustível utilizado (nos sistemas flex fuel), pois para cada condição de operação existe uma temperatura de trabalho adequada.

O terceiro paper da Dana, intitulado “Metodologia para Aumento da Durabilidade de um Mancal Central” será apresentado pelo engenheiro Leandro Henrique Sanco, da divisão de Sistemas de Vedação. O trabalho demonstra como a análise do composto da borracha e a modificação da geometria do coxim pode resultar em melhor desempenho e maior vida útil do mancal central. A apresentação acontece no dia 30 de novembro, às 16h30, na sala 6.