Divisão de bombas da Dana recebe Q1 da Ford

A divisão de bombas da Dana acaba de conquistar a certificação Q1 da Ford. Concedido aos fornecedores que estão alinhados aos padrões de excelência da montadora em processos, produtos e serviços, o Q1 habilita a empresa a fornecer para todas as fábricas da Ford no mundo.

O prêmio Q1 foi criado para incentivar os fornecedores a aprimorar os seus processos de produção, qualidade e logística, e tornou-se uma garantia de qualidade reconhecida em todo o mundo. “O recebimento deste prêmio coloca a nossa divisão como um dos fornecedores preferenciais da Ford e a habilita a alcançar maior participação no mercado automotivo. Mais do que uma conquista, o status de Q1 representa para a empresa a confirmação de que seus esforços e investimentos resultam em produtos de valor e confiabilidade, e amplia as possibilidades de exportação”, declara Sérgio Camargo, gerente-geral da divisão de bombas da Dana.

Segundo Jader Hilzendeger, vice-presidente de Operações para a Dana América do Sul, a certificação Q1 é o reflexo da confiança que a Ford deposita em seus fornecedores. O fornecedor certificado não é mais assistido pelos engenheiros de STA (Supplier Technical Assistance) da Ford e passa a realizar a certificação de suas próprias peças. “Este reconhecimento representa a capacidade da nossa divisão para desenvolver, produzir e distribuir produtos com qualidade. É uma garantia de que nossos processos são reconhecidos mundialmente e com custos de produção alinhados com as estratégias da montadora”, explica o executivo.

Os fornecedores devem cumprir uma série de requisitos pré-estabelecidos pela Ford para a conquista do Q1. No caso da divisão de bombas da Dana, uma das principais exigências atendidas foi referente à área de logística. Após um trabalho conjunto com o departamento de Tecnologia da Informação, toda a programação da produção da fábrica de bombas passou a utilizar uma linguagem eletrônica que conversa automaticamente com o sistema EDI (Electronic Data Interchange ou Intercâmbio Eletrônico de Dados) da Ford, e verifica se vai conseguir atender a demanda.

A divisão de bombas da Dana fornece bombas d´água e bombas de óleo para os modelos Fiesta, EcoSport e Ka fabricados no Brasil. Além desses componentes, com a transferência da linha de bombas de direção hidráulica da Dana da Europa para o Brasil, no início de 2005, passou a exportar também esse tipo de componente para a Ford da Inglaterra, para equipar os automóveis Jaguar e Mondeo 2.0 turbodiesel.

Sobre a Dana

A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para transmissão, chassis, estruturas e motor. Seus colaboradores criam e fabricam produtos para todas as grandes montadoras de veículos e motor no mundo. Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, está focada em ser um parceiro fundamental para os clientes dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que em conjunto produzem mais de 60 milhões de unidades a cada ano. O grupo obteve vendas de US” 8,6 bilhões em 2005.

No Brasil, mantém 17 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 4.200 colaboradores e vendas anuais de R” 1,2 bilhão.