Dana realiza amanhã primeira simulação de incêndio de grandes proporções em Sorocaba

A fabricante de autopeças Dana, localizada na Zona Industrial, vai realizar amanhã (4) a primeira simulação de emergências de grandes proporções em Sorocaba (SP). Em uma ação inédita na cidade, o exercício vai reunir os principais órgãos de segurança, defesa e saúde da região, como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Ambiental, SAMU e Cetesb, além de representantes do PAM – Plano de Auxílio Mútuo.

A ação vai simular um incêndio causado por uma explosão na Central de Inflamáveis da Dana, com cinco “vítimas” – duas em estado grave e três com ferimentos superficiais. Os “feridos”, que estarão maquiados para proporcionar maior realismo ao exercício, receberão os primeiros socorros na Dana e serão transportados em ambulâncias do Resgate e do SAMU, com as sirenes ligadas, por um percurso de cerca de 15 km até o Hospital Regional.

A Polícia Militar fará o fechamento de ruas próximas às instalações da Dana e escoltará a remoção das “vítimas” para o hospital, enquanto a Polícia Ambiental irá acompanhar o trabalho dos bombeiros e simular o rescaldo. A Cetesb de Sorocaba ficará responsável por avaliar a contaminação ambiental e a Central de Emergências da Cetesb de São Paulo irá liberar a área na Dana após medir os riscos de explosão.

Segundo Paulo Mendonça, coordenador do Sistema de Gestão Ambiental da Dana em Sorocaba, o simulado representará o marco zero para que se façam ações do mesmo tipo com mais freqüência na região, para reduzir os riscos em caso de ocorrências verdadeiras. “Serão mais de 70 pessoas envolvidas, incluindo 12 viaturas do Corpo de Bombeiros e unidades de resgate. Na Dana, além de perto de 30 integrantes da Brigada, participarão colaboradores dos departamentos de Gestão Ambiental, Qualidade, Saúde e Segurança”, destaca Paulo Mendonça.