Dana mostra nova linha Spicer® de cardans SPL e eixos pesados no Congresso SAE BRASIL 2007

A fabricante de sistemas e componentes automotivos Dana apresenta sua completa linha de soluções automotivas no XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL 2007. Um dos destaques é a avançada linha de cardans Spicer® SPL, desenvolvida para carros de passeio e veículos crossover. O evento acontece de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com um novo projeto, a linha de cardans Spicer® SPL da Dana apresenta aumento de 35” a 40” na resistência, com as mesmas dimensões, além de suportar temperaturas mais altas. O uso de avançadas técnicas de solda (por arco magnético e por fricção) também proporciona redução de peso e menor incidência de batimento e desbalanceamento do cardan.

O design aprimorado do cardan SPL garante total vedação contra impurezas, redução de 30” nas folgas e 50” de melhora no movimento axial. O componente apresenta ainda novas cruzetas centralizadas com precisão e sem folgas (e com torque de articulação controlado), ajuste do entalhado com diâmetro menor e baixo esforço de deslizamento. Outra vantagem importante do cardan Dana é o fato de ser colapsível em caso de acidente com o veículo.

Eixos pesados

Líder global em tecnologias de tração, a Dana apresenta também no evento sua linha de eixos de direção dianteira Spicer® destinados a veículos comerciais pesados, como os eixos D-600, D-800, I-Series e E-Series, além do eixo de direção D-2000.

Os eixos pesados produzidos pela Dana contam com conceito patenteado de reforço nas vigas, que melhora a rigidez torcional e proporciona maior controle de frenagem, redução de peso e mais resistência. Outras vantagens são o kingpin (pino-rei) projetado com sistema de baixa manutenção (LMS) e uma válvula de dreno patenteada, que reduz a contaminação e aumenta a vida útil do componente.

Sobre a Dana Corporation

A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para transmissão, chassis, estruturas, vedação e gerenciamento térmico. A base de clientes da companhia inclui todos os maiores fabricantes mundiais dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que, em conjunto, produzem mais de 65 milhões de veículos a cada ano. Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana emprega cerca de 35.000 colaboradores em 28 países e obteve vendas de US” 8,5 bilhões em 2006, com mais de metade desta receita proveniente das operações de fora dos Estados Unidos.

Na América do Sul, a Dana registrou em 2006 vendas de US” 1,2 bilhão e está presente na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela. No total, são 27 operações que empregam 7.400 pessoas.

Em 2007, a Dana completa 60 anos de investimentos no Brasil, onde mantém 15 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 3.800 colaboradores e vendas anuais de R” 1,2 bilhão.