DANA LANÇA A PRIMEIRA TAMPA DE CABEÇOTE ECOLÓGICA

Empresa fornece componente de material reciclado para os veículos Ford 2010

A Dana é o fornecedor das tampas de cabeçote feitas de material reciclado para o motor Duratec de 3,0 litros que equipam os veículos Fusion e Escape 2010, da Ford nos Estados Unidos. O componente possibilita significativos benefícios econômicos e ambientais.

A tampa EcoLon® é o primeiro produto automotivo deste tipo fabricado com nylon reciclado pós-consumo (PCR). A Dana firmou parceria com a Wellman Engineering Resins – um importante produtor de compostos e fornecedor de resinas de nylon de alta qualidade – para testar, desenvolver e fornecer o material.

Para reutilizar o nylon, a Wellman mói carpetes de nylon até transformá-los em fibras, e recaptura o material com a aplicação de um processo patenteado. O produto resultante é uma resina de nylon de alta qualidade, utilizado pela Dana para fabricar as tampas de cabeçotes pelo método de moldagem por injeção.

“A necessidade de ser cada vez mais ecológico na área automotiva nunca foi tão grande. O desafio é oferecer soluções que sejam também econômicas”, disse Marty Bryant, presidente de produtos para Veículos Leves da Dana. “A Dana obteve sucesso ao aceitar o desafio da Ford, oferecendo uma tampa inovadora feita de material reciclado e, graças ao custo fixo de matéria-prima da EcoLon, repassamos uma importante economia ao consumidor.”

Motores menos poluentes e economia no custo não são os únicos benefícios para o consumidor. As tampas de nylon, robustas e muito duráveis, também oferecem maior economia de combustível devido a uma redução de peso de cerca de 20” em comparação com as tampas de cabeçote de alumínio fundido.

As tampas de cabeçote são parte de um sistema de vedação modular que a Dana fornece para os programas dos veículos Ford Fusion e Escape, que também incluem tampa do motor, juntas, elementos de fixação, defletor/separador ar-óleo e isoladores.

Sobre a Dana Incorporated

A Dana é líder mundial no fornecimento de eixos, cardans e produtos estruturais, selantes e de controle térmico; além de peças de reposição genuínas. A base de clientes da empresa inclui praticamente todos os grandes fabricantes de veículos nos mercados automotivo, de veículos comerciais e fora de estrada. Com sede em Maumee, Ohio, a empresa emprega aproximadamente 23.000 pessoas em 26 países, e registrou vendas de US” 8,1 bilhões em 2008.

No Brasil, a fabricante conta com cerca de 3.000 colaboradores e fornece sistemas e componentes automotivos para as principais montadoras instaladas no País. Conta com 15 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados, em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR) e vendas anuais de R” 1,2 bilhão. O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br.