Dana conquista Prêmio Exportação RS 2013

A Dana, uma das mais principais empresas do setor automotivo mundial e presente no Brasil há 66 anos (comemorados em julho), conquistou o Prêmio Exportação RS 2013, concedido anualmente pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil), na categoria Trajetória Exportadora Master. A empresa se destacou entre as companhias gaúchas e brasileiras no fornecimento dos produtos fabricados no País para o mercado externo especialmente para países da América do Sul, América do Norte e Ásia, entre outros. O prêmio será entregue no dia 8 de julho, em cerimônia a ser realizada no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Para o diretor de Relações Corporativas para a América do Sul da Dana, Luís Pedro Ferreira, a conquista é muito importante e demonstra o esforço que a companhia vem fazendo para se manter competitiva internacionalmente. “A exportação tem potencial para ser um elemento importante no balanço comercial de nossas atividades, mas não vemos movimentos drásticos ou sustentáveis no futuro próximo, a não ser os gerados pela flutuação do câmbio. O grande desafio segue sendo continuar exportando, mesmo que isto signifique perdas em comparação com o mercado local, mas não podemos depender somente do mercado interno”, explica o executivo.

Para o diretor da Dana, o cenário cambial nacional é adverso há vários anos. “E, embora nossos esforços estejam centrados na excelência de manufatura, na otimização dos custos com matéria-prima e na busca por ganhos de escala, não é possível compensar totalmente esta situação e ser competitivo. A exportação responde por cerca de 10% das vendas na região, o que poderia ser bem maior.”

“As reduções tributárias e os incentivos são ferramentas importantes, mas não podemos continuar a depender somente delas. Nossa competitividade tem que vir de outras fontes também. Apesar de existirem mudanças importantes em curso, que simplificam os processos administrativos, facilitando os trâmites, seguimos atrasados em relação a muitos de nossos vizinhos próximos, que já têm processos mais simples e ágeis e aberto outras frentes mais além do Mercosul para ampliar seus negócios, ressalta Ferreira.

A Dana investe no Brasil e na América do Sul há mais de 60 anos. No Rio Grande do Sul, a empresa está presente desde 1947, na Argentina há 60 anos, na Colômbia e Venezuela há 40 anos. Estas operações fazem parte de um grande grupo mundial com atuação em 26 países. Em alguns casos, somos mais globais do que nossos clientes”, enfatiza Luís Pedro Ferreira.

O Prêmio Exportação RS, em sua 41º edição, destaca e reconhece as empresas que tiveram melhor desempenho no mercado internacional, com o objetivo de estimular as estratégias em busca do crescimento econômico nacional. Na categoria Trajetória Exportadora Master foi avaliado o desempenho das maiores empresas exportadoras do Rio Grande do Sul.

Sobre a Dana

A Dana é um fornecedor líder mundial em tecnologias de transmissão, vedação e gerenciamento térmico que melhoram a eficiência e o desempenho de automóveis e veículos comerciais e fora-de-estrada, com motorizações convencionais e de energia alternativa. A fabricante possui operações e rede globais de engenharia, fabricação e distribuição de seus produtos, fornecidos para algumas das principais montadoras do mundo e também para o mercado de reposição. Com sede em Maumee, Ohio, a Dana emprega mais de 23.000 pessoas em 26 países e registrou, em 2012, vendas de US $ 7,2 bilhões. Para mais informações, visite www.dana.com.br