DANA ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES COM A PREFEITURA DE SOROCABA E SEGUE INVESTINDO NA PRODUÇÃO DE EIXOS PESADOS

A Dana, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias e produtos para a indústria automotiva e uma das principais fabricantes brasileiras do setor, anunciou que vai iniciar, no segundo semestre deste ano, a produção, no Brasil, de eixos dianteiros médios e pesados para veículos comerciais. As novas linhas serão instaladas na unidade da empresa de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo, e fazem parte do investimento de US” 150 milhões, o maior já feito pela companhia fora dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito pelo presidente da Dana na América do Sul, HarroBurmann, durante a assinatura de protocolo de intenções com a Prefeitura de Sorocaba. Pelo acordo assinado, a Dana concentrará a montagem dessas novas linhas de eixos dianteiros em Sorocaba.

De acordo com Burmann, a escolha por Sorocaba se deu pela sinergia existente entre os componentes e sistemas já produzidos e as novas linhas e a complementação da oferta para as montadoras. “A localização da produção de eixos dianteiros médios e pesados em Sorocaba é estratégica para nos tornarmos o único fornecedor, em toda a América do Sul, de sistemas completos de driveline, que incluem os eixos dianteiro, traseiro, cardans, diferencial e componentes de suspensão, todos fabricados em nossas unidades no Brasil, além dos componentes de freio que também podem ser entregues já montados”, explica.

“Já somos líderes nacionais na produção de eixos leves, diferenciais e cardans, e com o novo negócio, nos transformaremos nos maiores fornecedores de eixos médios e pesados e sistemas completos de driveline da região”, enfatiza o executivo.

A nova linha fará a montagem de eixos médios e pesados que começarão a ser produzidos no início do segundo semestre deste ano. Da operação de Sorocaba são entregues eixos traseiros e cardans para as principais montadoras instaladas no Mercosul, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Toyota, entre outras.

“A localização dessas linhas de eixos dianteiros médios e pesados em Sorocaba demonstra a confiança que a Dana tem no crescimento do mercado brasileiro e representa o maior investimento feito pela companhia no Brasil”, destaca Harro Burmann. Segundo o executivo, a Dana também esta investindo nas linhas de eixos traseiros para veículos comerciais pesados, que estarão no Mercado ainda no segundo semestre deste ano.

“Com todas essas ações e alinhados com o acordo estratégico que fechamos com a Sifco, no início deste ano, seremos os únicos capazes de fornecer eixos dianteiros e traseiros, para todos os segmentos, desde leves até pesados, produzidos completamente no Brasil. Assim, geramos mais empregos no País e contribuímos para a melhoria da educação, cultura e infraestrutura das nossas cidades e das comunidades onde estamos inseridos, como estamos e sempre fizemos em Sorocaba”, finaliza HarroBurmann.

Sobre a Dana

A Dana é líder mundial no fornecimento de produtos de transmissão (eixos e cardans), componentes de suspensão e direção, tecnologias de energia (produtos de vedação e gerenciamento térmico), e peças originais para os fabricantes de veículos leves e pesados. Os clientes da empresa incluem praticamente todos os grandes fabricantes de veículos no mercado global de automóveis, veículos comerciais e fora de estrada. Com sede em Maumee, Ohio, nos Estados Unidos, a Dana emprega aproximadamente 22.500 pessoas, em 26 países, e registrou vendas de US” 6,1 bilhões, em 2010.

Na América do Sul, a Dana registrou vendas de aproximadamente US” 1 bilhão e tem operações na Argentina, Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela, que empregam 4.500 pessoas. Presente há 63 anos no Brasil, mantém 13 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema e Sorocaba (SP), com 2.400 colaboradores e vendas anuais de R” 845 milhões. Para obter mais informações, por favor visite www.dana.com.br