DANA ASSINA CONVÊNIO COM FUNDAÇÃO PARA DOAR COMPUTADORES

A fabricante de componentes e sistemas automotivos Dana acaba de fechar uma parceria com a Fundação Pensamento Digital, entidade que promove a captação e revisão de computadores usados para serem doados a organizações sem fins lucrativos. Por este acordo, a Dana estabelece um programa contínuo de doação de equipamentos de informática com até sete anos de uso, mas em perfeitas condições de reutilização.

A Fundação Pensamento Digital será responsável por coletar os computadores nas unidades da Dana no Brasil e encaminhá-los a instituições que promovem o desenvolvimento educacional com acesso à internet para comunidades de baixa renda. “Esse é um exemplo de que existem formas de agir com responsabilidade social que transcendem uma doação monetária. Uma parceria nestes moldes nos permite agir de forma positiva em todos os sentidos, seja na gestão dos ativos, seja na ampliação de sua vida útil em outra entidade, uma legítima relação ganha-ganha”, esclarece Paulo Born, vice-presidente de Finanças da Dana para a América do Sul.

Com mais esta iniciativa, a Dana continua alinhando suas atividades operacionais com ações socialmente responsáveis. “Esta é mais uma prova de que uma empresa-cidadã pode atuar como agente de mudança nas comunidades em que está presente. E uma aliança com uma entidade como a Fundação Pensamento Digital, além de oportuna, permite ampliar ainda mais a abrangência destas intenções nobres e tão necessárias”, finaliza Born.

Inclusão digital

Criada em 2001, a Fundação Pensamento Digital mobiliza voluntários e empresas para que computadores descartados sejam utilizados em projetos educacionais que envolvam o uso da internet. Segundo a superintendente da fundação, Marta Voelcker, o programa já atua nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal, por meio de parcerias com empresas transportadoras. Entre os diversos parceiros da Fundação Pensamento Digital estão Dell, BrasilTelecom, Microsoft, Unisys, a transportadora Mercúrio, FIERGS, Federasul e o provedor Locaweb.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode doar suas máquinas por intermédio da Pensamento Digital. A própria fundação faz a seleção das instituições beneficiadas. As entidades interessadas em receber as doações podem candidatar-se pelo site www.pensamentodigital.org.br, desde que sejam organizações juridicamente constituídas e sem fins lucrativos.

“Empresas como a Dana possuem milhares de computadores, que têm um tempo de vida útil específico. Este tipo de parceria permite ampliar esta vida útil, potencializando também o seu aproveitamento em entidades que necessitam – e merecem – o apoio da sociedade como um todo”, diz Rafael Delgado, diretor de Tecnologia da Informação da Dana América do Sul.

Além de ser responsável por recolher os equipamentos doados e encaminhá-los às instituições escolhidas, a Fundação Pensamento Digital possui um programa de ensino a distância para que os membros das comunidades atendidas aprendam a utilizar os computadores e a internet da melhor forma e a criar sites para divulgarem seus projetos.

Sobre a Dana

A Dana é um fornecedor líder de tecnologias para transmissão, chassis, estruturas e motor. Seus colaboradores criam e fabricam produtos para todas as grandes montadoras de veículos e motor no mundo. Sediada em Toledo, Ohio, nos Estados Unidos, está focada em ser um parceiro fundamental para seus clientes dos segmentos automotivo, de veículos comerciais e fora-de-estrada, que em conjunto produzem mais de 60 milhões de unidades a cada ano. Obteve vendas de US$ 8,6 bilhões em 2005.

No Brasil, mantém 17 unidades industriais e dois Centros de Serviços Compartilhados em Gravataí (RS), Diadema, Osasco, São Paulo, Sorocaba, Taubaté (SP) e Campo Largo (PR), com 4.200 colaboradores e vendas anuais de R$ 1,2 bilhão. O endereço da Dana na internet é www.dana.com.br.