CANAL DANA COMEMORA CINCO ANOS E GANHA NOVO FORMATO

O Canal Dana, serviço gratuito de notícias distribuído via e-mail pela fabricante de componentes automotivos Dana, acaba de completar cinco anos. Para comemorar, o boletim ganha este mês um formato inovador, com um software exclusivo que entrega as notícias diretamente no computador do assinante. Chamado de “Canal Dana Widget”, é um pequeno programa que pode ser baixado do endereço www.dana.com.br/canaldana. O programa automaticamente se instala na área de trabalho do computador, baixando as atualizações do Canal Dana sem que o usuário tenha que se dirigir ao site. Leve e prático, pode ser configurado de acordo com a preferência do usuário.

Criado em 2001 e com mais de 16 mil assinantes, o Canal Dana é um apanhado diário de todas as notícias publicadas na mídia sobre o setor automotivo, além de informações sobre a Dana e seus produtos. Com a novidade, os interessados poderão optar por receber o boletim da forma tradicional (por e-mail) ou pelo “widget”.

O termo “widget”, apesar de bastante popular em outras partes do mundo, com milhares de programas desenvolvidos, ainda é desconhecido pela maioria dos internautas brasileiros. São miniaplicativos – como relógios, calendários, joguinhos, visualizadores de câmeras, previsão do tempo e boletins de notícias -, que flutuam pela área de trabalho do computador, com funções bastante úteis para o dia-a-dia do usuário.

Escritos em linguagem JavaScript e XML e com gráficos avançados, os “widgets” são multiplataforma (Mac OS X e Windows) e funcionam sobre o software-base Yahoo Widget Engine (antes chamado de Konfabulator), desenvolvido pelo Yahoo e distribuído de forma freeware (gratuita).

No Brasil, foram desenvolvidos até agora poucos tipos de “widgets”. O mais recente, que recebe o boletim Canal Dana, foi criado pela própria fabricante de autopeças em parceria com a agência digital Aldeia Internet. “Esta é uma forma inovadora e dinâmica de distribuir informações para os assinantes do boletim. Não é necessário visitar o site ou receber um e-mail. A notícia é atualizada automaticamente e fica ao alcance de um clique do mouse”, explica Luis Pedro Ferreira, gerente de Comunicação Corporativa da Dana. Para assinar o Canal Dana e fazer o download do widget acesse www.dana.com.br/canaldana.