TECNOLÓGICA: Dana no VII Simpósio Brasileiro de Acústica Veicular

Nos dias 14 e 15 de agosto, será realizado na UNIFEI de São Bernardo do Campo, em São Paulo, o VII SIBRAV – Simpósio Brasileiro de Acústica Veicular. O evento é organizado pela SOBRAC – Sociedade Brasileira de Acústica e visa discutir assuntos relacionados a NVH (ruído, vibração e desconforto).

Este ano, serão apresentados trabalhos de diversas empresas da área automotiva como Dana, Ford, Fiat, DaimlerChrysler, International Engines, Visteon e GKN, entre outras, além de trabalhos de universidades e institutos.

A Dana discutirá o tema a “Evolução da abordagem de NVH no fornecimento dos subsistemas cardan e diferencial para o powertrain”. O assunto será apresentado pelo engenheiro Adalberto Souza, da engenharia de desenvolvimento de cardans da unidade de Tecnologia em Torque, Tração e Suspensão da Dana.

Em sua apresentação, a Dana demonstrará como o fornecimento de cardan e eixo diferencial vem sendo afetados por algumas mudanças e oferecerá propostas para o futuro. A Dana percebeu que tem havido um maior envolvimento dos fornecedores na busca de soluções de produto em conjunto com as montadoras como forma de racionalizar custos e otimizar desempenhos. Como conseqüência disto, cardan e diferencial têm sido cercados, cada vez mais, de especificações que possam representar e manter estes padrões elevados dos veículos.

A Dana mostrará que o fornecimento de um conjunto de componentes precisa de especificações que integrem o conjunto ao veículo e que unam estes componentes entre si de forma harmoniosa.

Além da apresentação do trabalho, a Dana também participará como apoiadora do evento, patrocinando os anais do simpósio em CD-Rom. Um quiosque multimídia, mostrando as soluções de futuro Dana (Tecnológica), estará à disposição dos participante para ser explorado durante os dias do evento.

Para saber mais sobre o simpósio, os interessados podem acessar o site da Sobrac: www.sobrac.ufsc.br