TECNOLOGIAS DE TORQUE E TRAÇÃO DANA no novo Pathfinder Armada da Nissan

A Dana fornecerá os conjuntos de eixos dianteiros e cardans para o novo utilitário-esportivo Pathfinder Armada 2004, da Nissan, lançado recentemente no Salão de New York.

“Este novo negócio de eixos diferenciais e eixos cardans – somado ao fornecimento para a nova picape Titan da Nissan – contribui para tornar ainda mais sólida a relação Dana com as novas montadoras norte-americanas”, diz Joe Magliochetti, chairman e CEO da Dana.

Como na picape Titan, o Pathfinder Armada da Nissan possui conjuntos independentes dos eixos dianteiros da Dana, que incorporam diversas inovações, como:

* Melhoria na tecnologia da vedação do pinhão para impedir a contaminação;

* Design avançado da engrenagem para ampliar a força e reduzir o ruído da operação da engrenagem;

* Avançado design do fluxo de óleo, que melhora e capacidade de reboque.

A Dana produzirá também o cardan dianteiro em aço e o traseiro em alumínio para ambos os modelos 4×4 e 4×2. Todos os conjuntos incluem juntas universais Spicer Life, que dispensam manutenção. Os eixos traseiros em alumínio possuem um design patenteado pela Dana para facilitar a instalação e amortecedor integrado, para redução dos níveis de NVH. O alumínio foi o material escolhido por sua leveza e resistência à corrosão.

A Dana fornecerá os eixos diferenciais de sua unidadede de Columbia, no Missouri, e os cardans de Gordonsville, Tennessee, para a planta de Canton da Nissan.

Outros componentes fornecidos pela Dana para o Pathfinder Armada incluem mangueiras, trocadores de calor, produtos de vedação e bronzinas.