SOLIDARIDANA: Empresa e clientes unidos para fazer o bem

“Certamente, com ações individuais não conseguiríamos arrecadar 9,5 toneladas de alimentos em um só dia”. Esta frase de Flávio Silva Telmo, da Autopeças Meridional, um dos participantes do SolidariDana realizado em Porto Alegre no ano passado, resume o espírito do programa idealizado pela Dana. Uma ação social promovida por uma grande empresa com a colaboração de toda cadeia de reposição – distribuidores, lojistas e mecânicos -, pode trazer grandes benefícios àqueles que mais precisam.

Para participar do SolidariDana e assistir a uma palestra sobre assuntos relacionados ao mercado, os convidados doam alimentos não-perecíveis. Segundo Markus Blank, gerente da filial de Porto Alegre da Cobra Rolamentos e Autopeças Ltda., que também participou do projeto em 2004, a reação dos convidados ao saber que o ingresso seria a doação de uma quantia de alimentos foi muito positiva. “Todos os colaboradores, mecânicos e clientes que convidamos queriam ajudar de uma maneira ou de outra. Alguns, por exemplo, até fizeram doações maiores. Isso demonstra que quando a ação é por uma boa causa e está atrelada a uma empresa de alta credibilidade, só pode dar certo”, diz Blank.

Os alimentos arrecadados nas ações do SolidariDana são doados a entidades assistenciais. No caso de Porto Alegre, as instituições beneficiadas foram: Casa Aberta (São Leopoldo), Creche da Vó Ana (Gravataí), APAE (Viamão), Fundação Dudu (Novo Hamburgo), Casa da Criança (Alvorada), Creche Jesus e Bom Pastor (Porto Alegre), Sociedade Educacional Emanuel (Porto Alegre) e Centro Infantil Eugênio Conte (Porto Alegre).

As pessoas que já participaram dessa ação social ficaram muito satisfeitas com o resultado e acreditam que esse tipo de iniciativa é extremamente importante. “Liderados por uma grande companhia, o mercado de reposição pôde demonstrar que é possível fazer algo em prol dos menos favorecidos”, conta Telmo.

O SolidariDana é uma iniciativa da Dana que surgiu em 1998 e reúne ações de responsabilidade social com eventos voltados para o mercado de reposição automotiva. Em 2004, além de Porto Alegre (RS), o programa foi realizado em Curitiba (PR), Blumenau (SC), Goiânia (GO), São Paulo (SP), Presidente Prudente (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e arrecadou mais de 86 toneladas de alimentos.