Sistema inovador de freio hidráulico – Dana fornecerá para veículos do exército americano

A Dana assinou um acordo preliminar com a empresa australiana Permo-Drive Technologies Ltd. para colaborar no fornecimento exclusivo de um sistema regenerativo de potência (Regenerative Drive System – RDS) hidráulico para o uso nos veículos táticos médios do exército americano. O exército já havia notificado previamente a Permo-Drive sobre sua intenção de introduzir o novo sistema em seus veículos táticos até o final de 2005.

“O relacionamento da Dana com as forças armadas dos Estados Unidos teve início nos anos 30 e esperamos continuar fornecendo tecnologia para este e outros programas no futuro”, diz Joe Magliochetti, chairman e CEO da Dana.

Para Max Bosotti, CEO da Permo-Drive, a empresa considera esta parceria com Dana como uma primeira etapa para introduzir esta nova tecnologia no mercado. “O acordo é um reflexo dos estreitos laços entre a Austrália e os Estados Unidos, e irá assegurar que essa tecnologia RDS se transforme em realidade nas aplicações militares e comerciais em nível mundial”, completa.

O RDS é um inovador sistema de propulsão e freio regenerativo hidráulico, apropriado para a maioria dos veículos médios e pesados. Seus benefícios incluem melhor performance do freio, aumento de até 30 por cento na economia de combustível e melhoria significativa na aceleração, com aumento de 340 cv. A tecnologia aumenta também a capacidade de carga dos veículos táticos, devido ao melhor desempenho do freio e da propulsão.

Quando um veículo acelera, uma considerável quantidade de energia é requerida. No sistema convencional, quando o veículo freia para diminuir a velocidade, essa energia é perdida. Utilizando o RDS, a energia normalmente desperdiçada durante a frenagem é armazenada na forma de óleo hidráulico sob pressão. Essa pressão pode ser seletivamente liberada como um impulso da aceleração para trazer o veículo de volta à velocidade desejada.

“De forma resumida, o RDS aproveita a energia de frenagem de um veículo que antes era desperdiçada e a torna disponível para fornecer torque adicional ao cardan durante períodos de picos de demanda”, diz Mike Laisure, presidente do Grupo de Gerenciamento de Motor e Fluidos. “Isto produz uma melhoria significativa na economia de combustível, no aceleração e frenagem do veículo, bem como uma redução significativa na emissão de gases nocivos de gás nocivas.”

A Permo-Drive Technologies Ltd., com sede em Ballina, na Austrália, possui unidades norte-americanas em Ann Arbor, Michigan e é focada no desenvolvimento de sistemas regenerativos da gerenciamento de energia para a indústria automotiva. Mais informações sobre a companhia estão disponíveis no endereço www.permo-drive.com .