PRÊMIO PAULISTA DE QUALIDADE DA GESTÃO: Três divisões Dana entre as vencedoras

Três divisões da Dana estão entre as empresas que receberam os reconhecimentos máximos do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG). A divisão de Tecnologias em Tração (Sorocaba), a divisão de Componentes de Suspensão e Direção (Diadema) e a Dana Aftermarket Brasil (Osasco) foram reconhecidas como empresas que possuem excelência no sistema de gestão no estado de São Paulo. O PPQG é oferecido pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). A cerimônia de entrega acontece no dia 10 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).

A divisão de Componentes de Suspensão e Direção da Dana, que submeteu-se à avaliação do IPEG pela primeira vez, foi agraciada com a Medalha de Ouro na categoria Grandes Empresas e, por apresentar o melhor desempenho entre as vencedoras desta categoria, recebeu também o Troféu Governador do Estado.

Já Dana Aftermaket Brasil, divisão responsável pela comercialização dos produtos Dana no mercado de reposição, recebeu a Medalha de Ouro na categoria Médias Empresas, além de ganhar também o Troféu Governador do Estado, pelo melhor desempenho entre as médias empresas.

O Troféu Governador do Estado de São Paulo também foi concedido à divisão de Tecnologias em Tração da Dana, já que a unidade foi uma das finalistas do Prêmio Nacional da Qualidade 2003 (PNQ), entregue em novembro, e por já ter recebido a Medalha de Ouro do PPQG no ano passado.

O Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, no seu ciclo de 2003, contou com a participação de 30 organizações. Os critérios para avaliação do PPQG são baseados no modelo do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) que, por sua vez, segue os padrões do Malcolm Baldridge, um dos mais conceituados reconhecimentos de qualidade total em todo o mundo. Uma banca de voluntários independentes analisa quesitos como liderança, estratégias e planos, relação com clientes e sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

O Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), que promove o PPQG, é uma entidade sem fins lucrativos, criada e mantida pela iniciativa privada para promover a melhoria da gestão das organizações paulistas, públicas ou privadas.