Pela quarta vez, aqui vai ter Dana: Estudantes de engenharia preparam seus carros para o Desafio Dana Baja Sul

Dezessete equipes de estudantes de Engenharia do Sul do País estão empenhadas na construção dos “mini bajas” que vão participar do IV Desafio Dana Baja Sul, nos dias 21 e 22 de outubro. Promovida pela Dana, em parceria com a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) – Seção Porto Alegre, a competição de protótipos off-road será realizada dentro do complexo industrial da empresa em Gravataí (RS), em uma pista construída especialmente para a prova.

Em sua quarta edição, o Desafio Dana Baja Sul teve um acréscimo de 30% no número de equipes e vai reunir alunos de universidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este ano, cinco faculdades de engenharia participam pela primeira vez da prova: a UNICENP e a UTFPR, de Curitiba (PR), a UNISINOS, de São Leopoldo (RS), a FURG, de Rio Grande (RS) e a FAHOR, de Horizontina (RS).

“Ao promover este evento a Dana contribui para a melhor capacitação de toda uma nova geração de engenheiros automotivos, permitindo a importante tarefa de aplicar na prática o que se aprende nas salas e laboratórios da Escola de Engenharia. Esta união de teoria e prática é o método ideal para o aprendizado e desenvolvimento dos novos engenheiros. E um aprendizado em que se aplica o que se aprende certamente irá se refletir, num futuro próximo, na evolução da indústria automobilística brasileira”, declara Jader Hilzendeger, vice-presidente de Operações para a Dana América do Sul.

Os protótipos construídos pelos alunos são impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 hp, e precisam passar por diversas avaliações e por uma corrida, realizada em uma pista com quase 700 metros de extensão e equipada com toda a estrutura de box e cronometragem. No IV Desafio Dana Baja Sul, as avaliações de segurança, motor, conformidade, conforto, rampa e slalom (cones) acontecerão no dia 21/10 (sábado) e o enduro, em duas baterias de uma hora cada, no dia 22/10 (domingo).

Após a criação do Desafio Dana Baja Sul, em 2003, as equipes das faculdades da região Sul do País passaram a obter melhores resultados na competição nacional. Como os estudantes da região testam antes os seus carros, isso fez com que a disputa nacional, em Piracicaba (SP), se tornasse bem mais equilibrada. As equipes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que no ano passado fizeram dobradinha na terceira edição do Desafio Dana Baja Sul, conquistaram o quarto e sexto lugares na prova nacional.

As equipes que vão participar do IV Desafio Dana Baja Sul são:

1.Ilhéu, UFSC de Florianópolis, SC
2.Uiraçu, UFSC de Florianópolis, SC
3.Chimango, UCS de Caxias Do Sul, RS
4.Mini Bugio, UNIJUI de Panambi, RS
5.Tchê I, UFRGS de Porto Alegre, RS
6.Tchê II, UFRGS de Porto Alegre, RS
7.Velociraptor, UDESC de Joinville, SC
8.Brazuca, UDESC de Joinville, SC
9.Ulbra Bala, ULBRA de Canoas, RS
10.Mas Baja Tche, UPF de Passo Fundo, RS
11.Bombaja, UFSM de Santa Maria, RS
12.Todo Torto, UNIVILLE de Joinville, SC
13.Andrômeda, UNICENP de Curitiba, PR
14.Bajasinos, UNISINOS de São Leopoldo, RS
15.Fúria do Sul, FURG de Rio Grande, RS
16.Javali, UTFPR de Curitiba, PR 17.Sinuelo, FAHOR de Horizontina, RS

Como nos anos anteriores, o prêmio para o time vencedor do III Desafio Dana Baja Sul será um motor Briggs&Stratton de 10 hp. As despesas de transporte dos carros e de alimentação das equipes participantes serão oferecidas pela organização da prova, como forma de incentivar a participação. Para ver fotos e vídeos das edições anteriores e para saber mais detalhes sobre o IV Desafio Dana Baja Sul visite o site www.dana.com.br/bajasul