No Salão de Frankfurt, Dana apresenta tecnologia inédita de ignição de motores por microondas

A Dana desenvolveu uma tecnologia capaz de provocar a ignição de motores de combustão interna por meio da energia de microondas. Denominado AtmoPlas™, o processo também pode ser usado no tratamento térmico de qualquer tipo de metal. Essa inédita tecnologia está sendo demonstrada pela Dana no 61º Salão Internacional do Automóvel (IAA), que acontece até o dia 25 de setembro em Frankfurt, na Alemanha.

Para promover a ignição de motores de combustão interna, a tecnologia AtmoPlas utiliza uma fonte sincronizada que envia pulsos curtos de microondas para dentro do motor por meio de uma vela especial que provoca a combustão da mistura de combustível e ar. Não é necessária nenhuma outra modificação para que o motor funcione. A vela especial não somente provoca a combustão da mistura de combustível e ar, mas também irradia a energia de microondas para dentro do cilindro, promovendo uma combustão mais completa e aumentando a eficiência. A presença do campo de microondas durante o processo de combustão também pode modificar as reações químicas para reduzir as emissões do motor.

“Esta aplicação recente da tecnologia AtmoPlas da Dana é apenas a última das muitas possibilidades que descobrimos para este programa”, disse Chuck Heine, presidente de Desenvolvimento da Tecnologia da Dana. “O método inovador que utiliza a energia de microondas para melhorar a ignição do combustível tem potencial para mudar substancialmente o motor de combustão interna”, declara Heine.

Tratamento térmico de metais por microondas

A tecnologia AtmoPlas foi inicialmente desenvolvida para o tratamento térmico de metais e diferencia-se dos processos convencionais pois sua forma de atuação é por meio de microondas em plasma atmosférico. O processo é iniciado com a colocação da peça a ser tratada dentro de um recipiente cerâmico. Em seguida, o plasma (que pode ser criado a partir de uma variedade de gases) é formado dentro do recipiente e envolve a peça. Ao absorver as microondas emitidas, a temperatura dessa atmosfera eleva-se rapidamente e atinge até mais de 2.000ºC em segundos.

Como o tratamento térmico é um processo fundamental para a maioria das operações de manufatura, a nova tecnologia é capaz de atender a segmentos diversificados da indústria, como a automotiva, aeroespacial, militar, industrial, eletrônica ou de equipamentos médicos. Apesar de o AtmoPlas ter sido criado, inicialmente, apenas para uso interno, a Dana já fechou acordos de licenciamento com dois fabricantes líderes em sistema de tratamento térmico, a ALD Vacuum Technologies AG e a Rubig GmbH & Co.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento da tecnologia AtmoPlas acesse o site www.dana.com.br/solucoes/solucoes16.htm.