MUSEU DA TECNOLOGIA DA ULBRA: Jaguar Mk II 1966

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Jaguar Mk II 1966.

Esse modelo surgiu em 1960, como uma versão com maior cilindrada do 3.4 Mk II. Vinha com vários itens de série, como overdrive, freios a disco nas quatro rodas, conta-giros e diferencial com limitador de escorregamento. O motor era um seis cilindros em linha, com duplo comando de válvulas e 230,6 polegadas cúbicas de deslocamento. Rendia 220 hp a 5.500 rpm, o que fazia do Mk II um carro esperto: acelerava de 0 a 96 km/h em apenas 8,5 segundos (lembre-se que é um carro de 1962!) e a velocidade máxima ficava acima dos 200 km/h.

Quer ver fotos e saber mais sobre o Jaguar Mk II 1966 do Museu da Tecnologia da Ulbra? Então, clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há mais de 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.