MUSEU DA TECNOLOGIA DA ULBRA: Chrysler 1927

Há alguns anos, a Dana firmou uma parceria com o Museu da Tecnologia da Ulbra, localizado na cidade de Canoas (RS), visando apoiar um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina e um dos maiores do mundo. O Canal Dana mostra hoje uma das raridades do museu, o Chrysler 1927.

O Chrysler 6 teve sua apresentação oficial em janeiro de 1924, no Hotel Commodore, em Nova York. Ao final do primeiro ano de produção, o sucesso foi tanto que a produção acabou se estendendo até 1930. A empresa sobreviveu até mesmo à grande Depressão que atingiu os Estados Unidos em 1929, quando continuou fazendo estudos e pesquisas embora, obviamente, a capacidade produtiva tenha caído. A Chrysler se projetou ao 3º lugar em vendas de automóveis nos Estados Unidos, atrás apenas da GM e da Ford – o sucesso foi tanto que a Chrysler, inclusive, começou a investir em modelos para as pistas de corrida.

Em 1928, correndo com os modelos do ano anterior, a Chrysler participou, com 4 carros, das 24 horas de Lemans, obtendo um êxito considerável para uma marca tão nova neste campo. Dois de seus carros classificaram-se em 3º e 4º lugar. Os modelos da Chrysler Imperial (denominação usada para os carros top de linha daquele ano) dividiam-se em três: Phantom (modelo quatro portas, conversível), Roadster (modelo duas portas, conversível) e Sedan (modelo quatro portas, conversível, todo feito em aço).

Quer ver fotos e saber mais sobre o Chrysler 1927 do Museu da Tecnologia da Ulbra? Então, clique aqui.

A história da Dana funde-se com a da indústria automobilística. A cruzeta, uma junta universal que é a base da solução de tração inventada e patenteada por Clarence Spicer há mais de 100 anos, segue movendo veículos em todo o planeta, e a busca constante por inovação continua norteando nossas ações, integrando sistemas, otimizando recursos e fazendo nossos clientes vencerem. Para comemorar o nosso centenário, trazemos para você carros do incrível Museu de Tecnologia da Ulbra, do Rio Grande do Sul, verdadeiros ícones de uma paixão que movimenta o mundo. Dana, 100 anos trazendo tecnologia até você.