MARATONA DANATUREZA: Unicamp é uma das participantes de São Paulo

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) será uma das sete faculdades que participarão da Maratona DANAtureza, corrida de carros supereconômicos que podem percorrer centenas de quilômetros com um único litro de gasolina. Para Augusto Cesar Sanchez, quartanista do curso de Engenharia Agrícola, a competição é uma oportunidade de se aplicar na prática o conhecimento adquirido ao longo do curso, utilizando novos materiais e conceitos, já que é a primeira vez que a Unicamp constrói esse tipo de veículo. “É gratificante saber que grandes empresas do setor automotivo, como a Dana, demonstram que vale a pena investir em um evento ligado ao futuro da engenharia, voltado à utilização de novos conceitos e tecnologias que vão beneficiar o meio ambiente”, destaca o estudante.

Projetado pelos estudantes, o carro supereconômico está sendo construído de acordo com o regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), com investimento de cerca de R$ 2 mil. A equipe é formada por oito alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Agrícola, do 2º ao 5º ano, e orientada pelos professores Caio Glauco Sanchez e Renato Pavanelo. “Trabalhamos diariamente no projeto e já finalizamos a montagem do chassi, que ainda está sem o motor. Já fizemos o molde em isopor, para a construção da carenagem”, explica Augusto.

Promovida pela Dana, e com apoio do Campo de Provas da Cruz Alta, da General Motors, a prova deverá reunir 11 equipes de estudantes de Engenharia de diversas faculdades do País, nos dias 30 e 31 de julho, em Indaiatuba (SP).