LÁ TEM DANA: Eixos e cardans Spicer para nova picape Dodge Ram SRT-10

A Dana fornecerá eixos e cardans Spicer para a nova picape de alta performance Dodge Ram SRT-10 2004. O veículo, que possui o motor V-10 Viper de 500 hp (372 kw), foi lançado nos Estados Unidos no começo de dezembro.

O eixo Dana modelo 60 conta com um sistema de distribuição de força desenvolvido pelo Grupo Chrysler para aumentar o controle do veículo, enquanto o diferencial Trac-Lok(tm) da Dana divide o torque entre as rodas traseiras. O eixo Dana modelo 60 é considerado padrão para veículos de alta performance.

O robusto eixo modelo 60 tem força para suportar o torque de 525 lb/ft (712 Nm) produzido pelo motor V-10 da picape. O sistema de distribuição de força é montado em uma estrutura independente de alumínio entre o diferencial e o eixo traseiro para ajudar a eliminar a trepidação durante uma aceleração rápida.

Os cardans Spicer, produzidos em uma peça em alumínio ou em duas peças em aço, de acordo com a configuração de cabine do veículo, transferem a força do motor para o eixo. O cardan de uma peça de alumínio é encontrado na picape com 120 polegadas de distância entre eixos, versão regular da picape SRT-10. Já a versão estendida, de quatro portas, com entreeixos de 140 polegadas, possui cardan de aço de duas peças Dana. O cardan é feito para uma transmissão de seis velocidades produzida pela Tremec, pertencente a uma joint venture da Dana.

“A Dana tem forte tradição no fornecimento de produtos de alta performance e estamos orgulhosos em continuar essa história fornecendo componentes resistentes para a SRT-10”, disse Bill Carroll, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “O extenso conhecimento e experiência da Dana assegura que nossos eixos, cardans e outros componentes possuam extraordinária performance enquanto suportam as extremas exigências apresentadas por esta picape.”

Antes de equipar a SRT-10, versões anteriores dos eixos Dana Modelo 60 equiparam lendários modelos do Grupo Chrysler como Barracudas, Challengers, Chargers e Road Runners no fim dos anos 60 e começo dos 70. Mesmo antes da era dos carros robustos, os primeiros eixos modelo 60 estabeleceram sua marca já na década de 50.