LÁ TAMBEM VAI TER DANA: Joint venture produzindo eixos para veículos comerciais na China

A Dana e a Dongfeng Motor Co. Ltda formaram uma joint venture para desenvolver e produzir eixos para veículos comerciais na China. A parceria será chamada de Dongfeng Dana Axle Corp. Ltda e terá 50% de participação da Dana e 50% da Dongfeng.

Como parte do acordo, a Dana investirá cerca de US$ 60 milhões em uma subsidiária já existente da Dongfeng para formar a empresa. Com sede em Xiangfan, na China, a Dongfeng Dana Axle vai empregar aproximadamente 8.000 colaboradores nas unidades de produção em Xiangfan e em Shiyan, e no centro de pesquisa e desenvolvimento em Wuhan. A expectativa é de que a Dongfeng Dana Axle inicie as operações no terceiro trimestre deste ano.

A joint venture fornecerá principalmente para a Dongfeng Motor, que é uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, ao mesmo tempo em que irá expandir sua oferta de produtos e sua base de clientes no mercado chinês. A expectativa é que a empresa registre vendas de cerca de US$ 400 milhões neste ano. Cardans e outros produtos para veículos comerciais também poderão ser fornecidos pela unidade.

Segundo Nick Cole, presidente do grupo de Tecnologias e Sistemas para Veículos Pesados da Dana, a joint venture será a maior fornecedora de eixos para veículos comerciais na Ásia. “Para a unidade de Sistemas para Veículos Comerciais da Dana, essa joint venture é uma grande oportunidade de equilibrarmos nossas operações na América do Norte e na Ásia”, disse.

Para o presidente e CEO da Dana, Mike Burns, este é um projeto importante que a Dana concretizará com a Dongfeng. “A Dongfeng Dana Axle continuará atendendo as necessidades de fornecimento de eixos da Dongfeng Motor, ao mesmo tempo em que servirá de base mundial para o fornecimento de eixos médios e pesados”, acredita o executivo.

“A liderança, experiência, compromisso com novas tecnologias e os próprios colaboradores da Dana e da Dongfeng fazem desta parceria uma oportunidade única para ambas as empresas. E o mais importante é que a Dongfeng Dana Axle irá beneficiar a nossa base de clientes”, afirmou o presidente e CEO da Dongfeng Motor, Miao Wei.