LÁ TAMBÉM TEM DANA: Eixos e cardans para os novos caminhões 4×4 da GMC e Chevrolet

A Dana está fornecendo eixos dianteiros e traseiros, e cardans para os novos caminhões médios 4×4 GMC TopKick e Chevrolet Kodiak, da linha 2005 da General Motors. Esta é a primeira vez que a montadora norte-americana oferece a opção 4×4 para estes modelos. A Dana também equipa, desde 2001, as versões 4×2 do TopKick e do Kodiak com o eixo traseiro e o cardan.

“A transmissão é um dos principais sistemas de um veículo e representa uma área-chave para a Dana”, disse Michael J. Burns, presidente e CEO da empresa. “Nós estamos orgulhosos das nossas capacidades e em fornecer para a GM uma solução sólida para a nova plataforma de caminhões 4×4. Isto reafirma nosso compromisso com o crescimento dos negócios principais (core) da Dana”, acrescenta o executivo.

“A Dana é conhecida por fornecer tecnologias que atendem as solicitações mesmo dos mais robustos veículos 4X4. Os componentes fornecidos para esse programa da GM fortalecem nossa imagem de sistemista de avançada tecnologia”, disse Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “Melhor dirigibilidade, conforto e robustez, aliados à redução dos níveis de NVH, são apenas alguns dos benefícios que a tecnologia da Dana confere aos sistemas dos veículos da General Motors”, afirma o executivo.

Os eixos dianteiros e traseiros estão sendo produzidos na fabrica da Dana em Buena Vista, no estado da Virgínia (Estados Unidos). Os cardans são fabricados na unidade de Brandford, em Ontário, no Canadá. A produção das versões 4×4 do Topkick e do Kodiak já começou na fábrica da GM em Flint, Michigan (Estados Unidos).