INTERNET: MyDoom passa o Sobig.F e é o pior vírus da história

Fonte: Folha Online

O vírus MyDoom, que vem se espalhando rapidamente pela internet desde segunda-feira (26), superou os índices de infecção do Sobig.F, tornando-se no pior vírus da história.

De acordo com estatísticas da empresa de antivírus MessageLabs, o MyDoom infectou 1 em cada 12 e-mails nas primeiras 24 horas em que se espalhou pela internet. A empresa disse que neste período barrou 1,2 milhão de mensagens contaminadas pelo vírus, e o número continua crescendo.

O Sobig.F, até agora considerado o pior vírus da história, contaminou 1 em cada 17 e-mails na ocasião de seu lançamento na rede, em agosto de 2003. O vírus foi barrado cerca de 1 milhão de vezes em suas primeiras 24 horas na web.

Comparação

O vírus Klez, que até o surgimento do Sobig.F liderou o ranking de vírus mais ativos da internet, infectou 250 mil e-mails em suas primeiras 24 horas de atividade. E o ILoveYou, primeira praga a assustar internautas por sua capacidade de disseminação, em novembro de 2000, chegou a contaminar 1 a cada 28 e-mails em seu ápice.

Vale lembrar que os dados da MessageLabs referem-se especificamente aos servidores de e-mail de seus clientes. O que leva a concluir que o volume de infecções causadas por essas pragas é muito maior.

MyDoom

Diferentemente dos vírus de disseminação em massa, o MyDoom não tenta enganar suas vítimas com promessas de fotos pornográficas ou falsas mensagens. Ao invés disso, um dos textos usados pela praga traz o seguinte texto: “The message contains Unicode characters and has been sent as a binary attachment.” Algo como “esta mensagem contém caracteres Unicode e foi enviada como um anexo binário”.

Por soar tão técnico, o internauta pode acreditar que se trata de algo legítimo, diz Steve Trilling, diretor de pesquisas da Symantec.

As linhas de texto e remetentes variam, mas incluem, entre outras, frases como “Mail Delivery System” e “Mail Transaction Failed”. Os anexos possuem extensões .exe, .scr, .cmd ou .pif e vêm compactados em arquivos ZIP.

Cura

Quem já foi infectado pelo vírus pode baixar uma vacina gratuita da Sophos em www.sophos.co.uk/support/disinfection/mydooma.html . Também é possível usar o antivírus on-line gratuito da Trend Micro em housecall.antivirus.com. Os softs antivírus mais comuns no mercado, como o Norton, da Symantec, e o VirusScan, da McAfee, também já possuem vacinas contra a praga. Para se proteger do vírus, basta atualizar o seu.