II Desafio Dana Baja Sul reúne estudantes de engenharia do PR, SC e RS

Competição de minicarros estimula criatividade e incentiva a futura geração de engenheiros automotivos

A Dana, em parceria com a SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) – Seção Porto Alegre, realiza no próximo final de semana (6 e 7 de novembro) o II Desafio Dana Baja Sul, competição na qual estudantes de Engenharia constróem pequenos protótipos off-road. O evento vai reunir 13 equipes formadas por estudantes de Engenharia da região Sul, oito do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e duas do Paraná. As provas acontecem dentro do complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), em uma pista construída especialmente para a competição.

A etapa regional, criada pela Dana no ano passado, é uma oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes das diferentes universidades do Sul do País e uma preparação para a etapa nacional, que acontece em Piracicaba (SP). A primeira edição do Desafio Dana Baja Sul contou com 10 equipes participantes e a vencedora foi a Marumbi, do CEFET/PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), com 116 voltas completadas (55,1 km), em duas horas de prova. O segundo lugar ficou com a equipe Ilhéu, seguida pela Uiraçu, ambas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Os protótipos construídos pelos alunos, para um ocupante, são impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos, em versões de 8 e 10 hp, e precisam passar por diversas avaliações e uma corrida ao final. No II Desafio Dana Baja Sul, as avaliações de segurança, motor, dirigibilidade e conforto do operador acontecerão no dia 6/11 (sábado) e o enduro, em duas baterias, no dia 7/11 (domingo). O time vencedor ganhará como prêmio um motor Briggs&Stratton de 10 hp, o item mais cobiçado para uma equipe Mini Baja.

No primeiro dia da competição do II Desafio Dana Baja Sul, à noite, os estudantes assistirão à palestra “Competição Automotiva na FEI”, ministrada pelo professor Ricardo Bock, coordenador de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana). Bock falará sobre a experiência da FEI como campeã mundial do SAE Midwest Mini Baja Competition 2004, realizado em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos.

As despesas de transporte dos carros e de alimentação das equipes participantes do II Desafio Dana Baja Sul serão oferecidos pela regional de Porto Alegre da SAE BRASIL, como forma de incentivar a participação. Para mais informações sobre a prova acesse o site www.dana.com.br/bajasul.

Equipes participantes:

1 – Ilhéu – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis/SC
2 – Uiraçu – UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) – Florianópolis/SC
3 – Mas Baja Tche – UPF (Universidade de Passo Fundo) – Passo Fundo/RS
4 – RGS Baja – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre/RS
5 – Os Farrapos – UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Porto Alegre/RS
6 – Bugatchê – PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica) – Porto Alegre/RS
7 – Barão Vermelho – Universidade Luterana do Brasil – Canoas/RS
8 – Chimango – Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS
9 – Bombaja – Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria/RS
10 – Amazon – PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica) – Curitiba/PR
11 – Mini Bugio – UNIJUI – Panambi/RS
12 – Velociraptor – UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) – Joinville/SC
13 – Tecnobaja Racing – CEFET – Curitiba/PR