I DESAFIO DANA BAJA SUL: Competição inédita no Sul promoverá trabalhos de estudantes de engenharia

A Dana, em parceria com a SAE (Society of Automotive Engineers) – Seção Porto Alegre, lança o I Desafio Dana Baja Sul. Pela primeira vez, será realizada no Sul do País uma etapa regional de Mini Baja, preparatória para a competição nacional, como já ocorre nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte.

Numa iniciativa inédita no segmento automotivo, as provas acontecerão dentro do complexo industrial da Dana em Gravataí (RS). A empresa está construindo uma pista, já em fase final de conclusão, especialmente para a competição.

Criada nos EUA, em 1976, o Mini Baja é uma competição na qual estudantes de Engenharia fabricam pequenos protótipos off-road, impulsionados por motores monocilíndricos de quatro tempos em versões de 8 e 10 hp, que precisam passar por diversas provas de avaliação e uma corrida ao final.

Além da construção da pista, a Dana arcará com todas as despesas de transporte e alimentação das equipes, inclusive as do Paraná e Santa Catarina, como forma de incentivar a participação desses estados. “O I Desafio Dana Baja Sul será uma grande oportunidade para que as equipes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul possam se preparar para a competição nacional de Mini Baja 2004”, declara Luciano Pires, diretor de Comunicação Corporativa da Dana. O time vencedor ganhará ainda como prêmio um motor Briggs&Stratton de 10 hp.

Para o professor Charles Rech, do departamento de Engenharia Mecânica da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, a iniciativa da Dana é mais uma oportunidade para os alunos aplicarem, na prática, seus conhecimentos teóricos sobre suspensão, freios, transmissões e direção. “O fato de a competição ser estendida para a região Sul possibilitará ainda a troca de conhecimentos e maior integração entre nossas universidades, ampliando a visão do aluno sobre os cursos de Engenharia pela interação com diferentes profissionais”, destaca Rech.

As provas de Mini Baja reúnem equipes de estudantes e professores de Engenharia de várias universidades. Os protótipos, carrinhos tipo gaiola para um ocupante, são desenvolvidos com novos conceitos e materiais, como ligas leves e compostos, além dos mais diferentes sistemas de direção, suspensão e transmissão.

Os Mini Bajas, poucos maiores que um kart, precisam ser capazes de superar todas as provas de avaliação e um enduro ao final. A competição em Gravataí acontecerá de acordo com as exigências técnicas da SAE Brasil para corridas do tipo Mini Baja e funcionará como preparação para a etapa nacional. Todas as avaliações acontecerão no sábado (8/11) e o enduro no domingo (9/11).

As inscrições para o I Desafio Dana Baja Sul estão abertas e os interessados em participar encontrarão todas as informações no site www.dana.com.br/bajasul.