Exposição Dana vira “sobremesa cultural” em restaurante da Daimler

As cerca de 18 mil refeições servidas no restaurante principal da fábrica da DaimlerChrysler de São Bernardo do Campo, em São Paulo, vão acompanhar, neste final de semana e início da semana que vem, uma “sobremesa” diferente: a mostra Janela Mágica – a evolução da TV no Brasil. A exposição ficará no local até o dia 17, montada num dos corredores que dá para uma das saídas do restaurante que fica no prédio 39, onde comem diariamente cerca de 10.000 funcionários da Daimler, entre chefia, mensalistas e parte do pessoal de produção, informa o departamento de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial da montadora.

Parte do acervo cultural da Dana, a exposição reúne dezenas de fotos e textos sobre a história e os momentos marcantes da TV brasileira, por meio de painéis recheados de informação, que fornecem um raio x dessa máquina de fazer sonhos: a inauguração da televisão no Brasil, os primeiros e principais diretores, atores, roteiristas, apresentadores, as novelas brasileiras, a música e a mulher na TV.

A exposição no restaurante é uma das atrações da Semana Dana Cultural na DaimlerChrysler, projeto feito em parceria com a montadora, que estreou no último dia 11 com a palestra Brasileiros Pocotó, ministrada pelo diretor de Comunicação Corporativa da Dana, Luciano Pires, no auditório do Centro de Treinamento da DaimlerChrysler.

Com 90 minutos de duração, a palestra Brasileiros Pocotó é uma reflexão bem-humorada sobre a mediocridade que aparece em quase todos os segmentos da sociedade brasileira atual. Defende o argumento de que o sucesso apenas virá do acompanhamento das inovações tecnológicas e do desenvolvimento de novos conceitos e não somente da repetição dos mesmos passos utilizados há anos. Focada na necessidade de ação por parte de cada cidadão, Brasileiros Pocotó é uma irreverente provocação, com a intenção de despertar nas pessoas a consciência da importância de suas atitudes diante da banalização cultural que assola o Brasil.

Quitutes e fotos…

Logo quando começou a ser montada no restaurante da Daimler, a exposição Janela Mágica já começou a chamar a atenção dos funcionários da empresa: alguns sentaram-se para almoçar nas mesas próximas aos painéis e iam “assistindo” às fotos, enquanto saboreavam as iguarias preparadas pela cozinha da empresa.

É que além de fotos, a mostra traz também “entrevistas”: depoimentos, muito pertinentes para os tempos atuais, de 30 personalidades, como Faustão, Hebe Camargo, Irene Ravache, Raul Gil, Milton Neves, Silvio Luís, entre outros, que fazem reflexões sobre a TV e seu papel na formação cultural das pessoas e do país. “A televisão é do mal quando ela deixa de lado as suas obrigações sociais e parte para ganhar a audiência a qualquer custo”, explica o apresentador Fausto Silva, num dos painéis da mostra, que antes de ir para o Restaurante ficou exposta no Saguão Principal do Auditório do Centro de Treinamento da Daimler.

Dana Cultural: acervo de exposições

A exposição Janela Mágica… faz parte do acervo de exposições Dana Cultural. A empresa de autopeças mantém um acervo de exposições temáticas. Cada tema traz dezenas de painéis, com fotos raras, históricas, ilustrações e textos (infográficos), que abordam com profundidade temas interessantes e desconhecidos da cultura brasileira. Atualmente, o projeto Dana Cultural oferece três exposições:
1. Janela Mágica – história e evolução da TV no Brasil;
2. Lampião – uma viagem pelo cangaço;
3. Brasil, Terra à Vista – uma visão do descobrimento do Brasil.

As exposições focam sempre temas genuinamente brasileiros. Os painéis já vêm prontos, em expositores auto-sustentáveis (não precisa pendurar ou apoiar).

Segundo Luciano Dias Pires, diretor de Marketing da Dana, trata-se de uma estratégia de marketing cultural. “O objetivo é estimular a produção de cultura de qualidade no Brasil, proporcionando às pessoas o acesso a este conteúdo, agregando assim valor à marca Dana e também à marca do espaço que se interessar em receber a exposição”.

SERVIÇO:

Semana Dana Cultural no Sarau DaimlerChrysler
Exposição Janela Mágica – a evolução da TV no Brasil: de 13 a 17, no Saguão do Restaurante principal da DaimlerChrysler, prédio 39.
Para mais informações sobre a Dana e seu projeto cultural acesse: www.dana.com.br e www.dana.com.br/cultural.