Escola Politécnica da USP recebe presidente da Dana para palestra sobre empregabilidade

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), por meio de seu Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, promove amanhã, para os alunos de graduação de Engenharia, a palestra “Realização Profissional e Perspectivas de Atuação no Setor Automotivo”, que será ministrada por Hugo Ferreira, presidente da Dana South América. Com expressiva participação junto às montadoras, assim como no abastecimento do mercado de peças originais e de reposição, a Dana atua no setor automotivo como um todo, com grande presença em automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, tratores, máquinas agrícolas e de construção rodoviária. Noventa e cinco por cento dos veículos do mundo têm componentes Dana, que está presente em mais de 30 países.

A empresa é reconhecida como “benchmarking company” na América do Sul, cuja performance fez merecer o prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) em 2003. “A Dana é a única empresa do setor de autopeças a receber o PNQ”, orgulha-se Hugo Ferreira. O PNQ é compreendido como o “Oscar” da qualidade e entregue à empresa homenageada pelas mãos do presidente da República. “A Dana possui um bom material para mostrar aos alunos como a engenharia brasileira tem contribuído para a indústria automobilística mundial”.

O evento, exclusivo para os alunos dos cursos de graduação da Escola Politécnica, tem o objetivo de apresentar as possibilidades de trabalho no mercado automotivo, e quão desenvolvido e desafiador é o setor de autopeças. A presença do presidente da Dana na Escola Politécnica busca desfazer, para os alunos de Engenharia, a impressão de que no Brasil só se fabrica e que o engenheiro atua apenas num chão de fábrica. “O Brasil tem desenvolvimento local e o engenheiro é preparado para fazer projetos, usar seus conhecimentos técnicos e exercer sua criatividade. Os veículos Meriva, Celta, EcoSport, são alguns dos projetos brasileiros, com qualidade internacional. Os sistemistas, segmento que congrega as empresas de autopeças e de suporte, como usinagens, injetoras de plástico, estamparias etc, são mais do que parceiros, são co-realizadores”, enfatiza o chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli-USP, prof. Dr. Ronaldo Salvagni.

Hugo Ferreira

Formado em Engenharia Mecânica em 1962 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Hugo Ferreira é presidente da Dana South America, membro do Comitê Operativo Mundial da Dana Corporation e presidente do Conselho de Administração da Dana Albarus S.A. Trabalha na empresa desde 1962 e exerceu uma variedade de posições em manufatura e administração. Em 1983 tornou-se diretor-presidente da Albarus S.A e, em 1994, foi nomeado vice-presidente da Dana Mercosul, presidente do Conselho de Administração de Albarus e presidente da Dana Brasil. Em 1995, foi transferido para os Estados Unidos como vice-presidente de Grupo para Produtos de Motor da Dana Corporation. Em 1997, tornou-se membro do Comitê Operativo Mundial e diretor da Corporação, sendo que, em 1998, foi promovido ao seu cargo atual, retornando ao Brasil.

Agenda:
Data: 21 de outubro de 2004
Horário: das 11h30 às 12h30
Escola Politécnica da USP – Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica
Av. Prof. Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária
Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da USP.

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva é o único curso de pós-graduação profissional stricto sensu dessa área no Brasil, recomendado pela Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura). Criado em 2000, o Mestrado permite que o aluno curse as disciplinas de maior interesse, para complementar sua formação acadêmica e atender à demanda da empresa onde trabalha. Ao final de dois anos, ele está capacitado para liderar processos de evolução e transformação tecnológica no setor automobilístico. Inscrições abertas de 25 de outubro a 15 de dezembro. Informações pelo tel (11) 3817-5488, e-mail: mpauto@edu.usp.br e site: www.poli.usp.br/automotiva.