Equipes vencedoras do Desafio Dana Baja Sul ficam entre os 10 primeiros no nacional de mini baja da SAE

As equipes da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) que fizeram dobradinha no III Desafio Dana Baja Sul, em novembro passado, ficaram entre os 10 primeiros colocados na Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, realizada em Piracicaba (SP), no último final de semana. A equipe Uiraçu chegou em quarto lugar e a Ilhéu, em sexto.

Desde 2004, após a criação do Desafio Dana Baja Sul, as equipes das faculdades do Sul do País passaram a obter melhores resultados na competição nacional, pois começaram a testar antes a performance de seus veículos durante a prova regional promovida pela Dana, em Gravataí (RS). Este ano, além do quarto e sexto lugares obtidos pela UFSC, outras equipes da região também alcançaram posições de destaque no campeonato de Piracicaba, como o 11º (UFSM – Universidade Federal de Santa Maria), 12º (Universidade de Passo Fundo) e 15º (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul) lugares na classificação geral.

Criado pela Dana em 2003, em parceria com a SAE Brasil – Seção Porto Alegre, o Desafio Dana Baja Sul serviu como estímulo para aumentar a participação das universidades do Sul nesse tipo de competição. Antes, as equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não tinham uma etapa intermediária na qual pudessem testar e aperfeiçoar seus mini bajas e participavam apenas da competição nacional, enquanto os estudantes do Sudeste e Nordeste podiam se preparar melhor nas provas regionais.

Para Rafael Peixoto Ferreira, capitão da equipe Ilhéu (UFSC), a participação na prova regional foi fundamental para uma boa preparação das equipes. “No desafio realizado em Gravataí, pudemos pôr em prática as novas idéias do veículo e testar novos conceitos de suspensão e transmissão”, conta. Segundo o estudante, o Desafio Dana Baja Sul requer toda a dedicação que a competição nacional exige e permite que alguns erros dos carros sejam detectados antes.

Para saber mais sobre as edições anteriores e o próximo Desafio Dana Baja Sul visite: