Equipe paranaense vence o I Desafio Dana Baja Sul

Competição entre carros construídos por estudantes de Engenharia reuniu equipes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Neste final de semana, o complexo industrial da Dana em Gravataí foi palco da primeira prova de mini bajas da região Sul do País. Promovido pela Dana, em parceria com a SAE Brasil – Seção Porto Alegre, o I Desafio Dana Baja Sul foi disputado com carros feitos por estudantes de Engenharia, em uma pista construída exclusivamente para a competição.

Entre os 10 times participantes, formados por estudantes de universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o vencedor foi a Equipe Marumbi, do CEFET/PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), com 116 voltas completadas (55,1 km), em duas horas de prova. O segundo lugar ficou com a equipe Ilhéu, seguida pela Uiraçu, ambas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). A Marumbi, que também fez a melhor volta (51s523), levou como prêmio um motor Briggs&Stratton de 10 hp, o item mais cobiçado por uma equipe de mini baja.

No sábado (8/11), um dia antes da corrida, foram efetuadas as provas de segurança, motor, dirigibilidade e conforto do operador, que também contavam pontos para o resultado final. Todas as provas foram coordenadas e avaliadas pelos membros da equipe da SAE Brasil / Seção Porto Alegre.

Na corrida realizada no domingo (9/11), em duas baterias com uma hora de duração, os futuros engenheiros automotivos pilotaram os carros off-road que construíram, um pouco maiores que um kart, um resultado prático da atividade profissional que abraçaram. Para Lauro Cezar Nicolazzi, professor e orientador das duas equipes catarinenses, a competição de mini baja é uma oportunidade para que os alunos aprendam conceitos impossíveis de serem descritos na sala de aula, além de exercitarem o companheirismo e a troca de informações e experiência entre equipes de diferentes universidades.

Para Marcelo Jardim, gerente-geral da divisão Perfect Circle Mercosul da Dana e presidente da SAE Brasil / Seção Porto Alegre, o Desafio Dana Baja Sul é mais uma oportunidade para que os estudantes da região Sul se preparem para a competição nacional de Mini Baja, a ser realizada em Piracicaba (SP), em 2004, e tenham maiores chances de concorrer no campeonato mundial, nos Estados Unidos.

Como uma das maiores empresas de autopeças, a Dana está empenhada em promover e estimular o trabalho dos futuros engenheiros do setor automotivo. Hugo Ferreira, presidente da Dana South America e vice-chairman do Congresso SAE (a ser realizado nos dias 18 e 20 próximos) anunciou a realização do II Desafio Dana Baja Sul em 2004. “A Dana não vai deixar a poeira que levantaram assentar tão cedo. Seguiremos patrocinando eventos como este nos anos futuros, garantindo esse importante canal de aprendizado para os futuros engenheiros”, declarou o executivo.

Classificação:

1o. Marumbi – CEFET/PR
2o. Ilhéu UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/SC
3o. Uiraçu – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/SC
4o. Mas Baja Tchê – UPF – Universidade de Passo Fundo/RS
5o. UFRGS – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS
6o. Bugatchê – PUC- Pontifícia Universidade Católica/RS
7o. Maragatos – Ulbra/RS
8o. Chimango – UCS – Universidade de Caxias do Sul /RS
9o. Bombaja – UFSM – Universidade Federal de Santa Maria/RS
10o. Amazon – PUC – Pontifícia Universidade Católica/PR

Saiba mais sobre esta competição inédita no Sul e veja fotos e a classificação final clicando www.dana.com.br/bajasul.