EQUILÍBRIO: Reeducação alimentar

Por Fernanda Vieira da Cunha Correa – Nutricionista

Temos novidade no Canal Dana. A partir desta segunda-feira, teremos dicas semanais sobre saúde e bem-estar, elaboradas pela equipe do Benefício Médico da Dana no Rio Grande do Sul, o DanaMed. São matérias relacionadas a nutrição, exercícios físicos e postura, entre outros assuntos, que podem contribuir para um dia-a-dia mais saudável e produtivo.

A matéria de estréia da seção Equilíbrio fala sobre reeducação alimentar e os benefícios de uma alimentação balanceada.

Hoje em dia, sabe-se que uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios. Mas se você ainda acha que comer bem é comer bastante, está enganado. Se você está interessado em adquirir bons hábitos alimentares e, com isso, conquistar boa forma e melhorar sua saúde.

Ninguém é igual a ninguém. Foi justamente pensando nisso que um grupo de nutricionistas criou a pirâmide de alimentos, na qual a flexibilidade é a principal característica.

O uso da pirâmide está baseado em três palavras: equilíbrio, variedade e moderação.

Como usar a pirâmide?

A pirâmide está dividida em seis partes e cada uma corresponde a um grupo de alimentos. Esses grupos foram divididos de acordo com as características dos alimentos que os formam e as quantidades que devem ser ingeridos durante o dia. Quanto maior for a porção da pirâmide que o grupo ocupa, maior quantidade daqueles alimentos o nosso corpo precisa.

1.GRUPO DOS PÃES, CEREAIS, ARROZ E MASSAS: Este grupo está na base da pirâmide e é uma fonte importante de energia CARBOIDRATOS e fibras, essenciais para a boa saúde.

2.GRUPO DAS HORTALIÇAS: Este grupo fornece minerais (principalmente) e vitaminas. Alguns minerais e vitaminas são antioxidantes, prevenindo certas doenças crônico-degenerativas, como as cardiovasculares e o câncer.

3. GRUPO DAS FRUTAS: Este grupo fornece vitaminas (principalmente) e minerais. As frutas são as maiores fontes de vitaminas A e C.

4.GRUPO DO LEITE, IOGURTE E QUEIJOS: Este grupo fornece minerais (principalmente o CÁLCIO e o FÓSFORO) e proteínas. Também fornece CARBOIDRATOS, vitaminas e gorduras. O CALCIO é o principal nutriente que diferencia este grupo do grupo das carnes. A vitamina D é responsável pela absorção do cálcio e do fósforo.

5.GRUPO DAS CARNES, AVES, PEIXES, OVOS, FEIJÃO E NOZES: Este grupo fornece minerais (FERRO E ZINCO) e proteínas. Também fornece gorduras e vitaminas. Este grupo é o mais rico em proteínas, as quais são necessárias para o crescimento, reparação e reposição das células e tecidos.

6.GORDURAS, ÓLEOS E AÇÚCARES: Alimentos com pouca quantidade de nutrientes essenciais. Os produtos localizados no topo da Pirâmide fornecem gorduras e CARBOIDRATOS simples (açúcares) os quais devem ser evitados ou consumidos esporadicamente.

Nos encontraremos na próxima edição. E até lá, cuide da sua saúde!

Se quiser saber mais sobre reeducação alimentar ou enviar sugestões e críticas mande um e-mail para equilibrio@rssaude.com.br.