DANA SISTEMISTA: Sistemas modulares na Argentina

A Dana é uma das empresas de autopeças que mais investem no desenvolvimento de soluções modulares na indústria automobilística. Na Argentina, a unidade de Módulos & Sistemas iniciou suas atividades em 1994 fornecendo módulos de suspensão para a Ford e a Volkswagen, com entrega just-in-time, e aplicados diretamente na linha de montagem das montadoras.

Outra experiência modular da Dana naquele país foi o fornecimento para a Fiat Auto. A montadora tinha como desafio a redução do número dos componentes necessários para montar seus veículos de passeio Duno e Uno, mantendo a qualidade e aumentando a velocidade de chegada ao mercado.

A unidade da Dana, em Buenos Aires, foi selecionada para fornecer os módulos de suspensão dianteira e traseira. Esta solução permitiu à montadora alcançar seus objetivos de reduzir o número dos componentes necessários para montar seus veículos, diminuir o tempo de montagem, melhorar a qualidade e aumentar a velocidade de mercado, o que demonstrou a capacidade da Dana em integrar sistemas.

Hoje, a mesma operação fornece módulos de suspensão dianteiros e traseiros para a linha Focus, da Ford Argentina. Os veículos comerciais da Work Horse Custom Chassis, dos Estados Unidos, também são equipados com módulos de suspensão dianteira produzidos pela unidade Argentina da Dana.

A Dana no Brasil também emprega o conceito de módulos e sistemas nos Estados Unidos, por meio das parcerias entre a divisão de Eixos Pesados, de Sorocaba (SP), com a Ford americana e a Work Horse. A unidade vai exportar, a partir de outubro, as estruturas estampadas do eixo modelo S110, que serão montadas na Dana, nos Estados Unidos.