DANA SISTEMISTA: Sistema All-Wheel Drive completo para novo Holden Adventra australiano

A unidade da Dana localizada em Adelaide, na Austrália, deu início ao fornecimento de chassis e sistemas de transmissão dianteiros e traseiros para o sistema All-Wheel Drive Cross Trac do novo Adventra, veículo crossover da Holden, subsidiária da General Motors. Os engenheiros da Dana se uniram com os da Holden no desenvolvimento do veículo, criando um sistema AWD tecnologicamente avançado, com características aprimoradas de dirigibilidade.

De acordo com a Holden, a dirigibilidade oferecida pelo sistema AWD da Dana é um dos diferenciais do veículo em relação ao sistema tradicional de tração nas quatro rodas. Adaptado para as condições únicas das estradas australianas, o Adventra é o primeiro veículo de linha desenvolvido e produzido com sistema AWD.

A solução de AWD que a Dana fornece para a Holden representa uma conquista da engenharia global e projeto. Isto porque a empresa é um fornecedor com foco global e integrado, capaz de prover habilidade, conhecimento e tecnologia de diversas partes do mundo para gerenciar todo o processo de desenvolvimento e produção do driveline para o cliente.

Engenheiros de diversas unidades da Dana se envolveram no desenvolvimento em muitos aspectos do sistema AWD do Adventra, do projeto do CAD até o desenvolvimento de ferramentas e do processo de montagem. Especificamente:

– Os engenheiros do Technical Research Park da Dana em Ottawa Lake, Michigan, gerenciaram o projeto do berço do motor, módulos dianteiros e componentes, e módulos independentes traseiros e componentes;

– Os engenheiros da unidade da Dana em Hallam, na Austrália, gerenciaram o fluxo de informações entre o cliente australiano e os designers nos Estados Unidos, assim como a rápida produção dos protótipos de componentes dos fornecedores da Austrália e da região da Ásia Pacífica;

– Os engenheiros da Dana da unidade de Fairfield, Austrália, gerenciaram o projeto e desenvolvimento da montagem dos eixos tracionados dianteiro e traseiro, bem como o fornecimento das peças para o protótipo;

– Os engenheiros da Dana da unidade de Cheltenham, Austrália, gerenciaram o desenvolvimento de ferramentas e do processo de montagem do subchassi dianteiro e do berço do motor.

“A indústria automotiva na Austrália está levando o mundo a se direcionar para a total integração de sistemas, permitindo aos fornecedores assumirem o comando no desenvolvimento e projeto de produtos”, afirmou Bill Carroll, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana. “O envolvimento da Dana com a Holden desde os estágios iniciais do desenvolvimento do veículo até o processo de produção destaca essa tendência, particularmente com os tradicionais “Big Three”. Somos capazes de fornecer para a Holden sistemas All-Wheel Drive completamente montados com entrega just-in-time”, complementou Carrol.

Para alcançar isso, a Dana fornece para a Holden com seu processo único de entrega in-line de sistemas para veículos. Por meio desse processo, a operação de Salisbury recebe um sinal ou ordem do cliente e então produz e entrega diretamente na linha da montadora cada sistema All-Wheel Drive sob demanda. Com este sistema, o tempo entre a ordem de produção e a entrega é de apenas 70 minutos.