Dana recebe prêmio “Melhores Fornecedores” da Tritec

Três divisões da Dana foram homenageadas com o prêmio Melhores Fornecedores, oferecido pela Tritec Motors, joint venture entre a BMW e a DaimlerChrysler, instalada em Campo Largo (PR). A Tritec fabrica os motores do BMW Mini, montado na Inglaterra, do PT Cruiser da DaimlerChrysler, feito no México, e do Chery A15, produzido na China. As operações Dana premiadas são responsáveis pela fabricação dos anéis de pistão, juntas de vedação e bombas de água e óleo desses propulsores.

Essa foi a primeira edição do prêmio “Melhores Fornecedores Tritec”, que seguiu a mesma linha dos reconhecimentos oferecidos pela DaimlerChrysler. Ao longo do ano passado, a performance dos fornecedores foi avaliada pelo “Supplier Rating System”, que monitora as áreas de logística, comercial e de qualidade. Foram premiados aqueles que atenderam no mínimo 90% das especificações em cada um dos critérios. A Dana destacou-se no quesito qualidade, que considera os índices de PPM e o número de paradas da linha de produção.

“Para nosso orgulho, somos vistos como parceiros sérios e comprometidos com um relacionamento de longo prazo, no qual o fornecimento de peças de qualidade, no prazo certo e nas condições comerciais adequadas desempenham papel fundamental no sucesso da Tritec e da Dana”, afirma Jader Hilzendeger, vice-presidente de Operações da Dana América do Sul.

Segundo Paulo Nunes, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Dana América do Sul, pelas diversas exigências impostas pela Tritec, esta é uma distinção de difícil obtenção. “O programa da Tritec é muito desafiador, por toda a tecnologia empregada em seus motores, com participação expressiva de nossos componentes, para um produto final destinado à exportação em um mercado de níveis superiores de exigência”, declara.

Para Waldir Moretto, gerente da Qualidade dos Fornecedores da Tritec Motors, é fundamental que haja um trabalho conjunto e alinhado entre cliente e fornecedor. O executivo reconhece a estreita parceria com a Dana, que desenvolveu para a Tritec a bomba integrada de água-direção hidráulica, uma exclusividade mundial totalmente projetada no Brasil. A empresa também é responsável pela produção dos principais componentes do sistema de vedação dos motores Tritec, como juntas do cárter em termoplástico, juntas para cabeçote e escapamento, tampa de válvulas em termoplástico, retentores e anéis de vedação, além de anéis de pistão, fixação do comando de válvulas (cam cap) e bombas de óleo.

Para alcançar e manter os mais altos níveis de qualidade em seus produtos e processos e atender a sua política da qualidade, a Tritec Motors emprega as mais modernas técnicas de Lean Manufacturing e Sistema Toyota de Produção. A fabricante trabalha em um ambiente de melhoria contínua, com foco nos clientes e na redução da variação de processo, alcançando resultados extremamente expressivos na indústria automobilística, principalmente, junto à DaimlerChrysler e à BMW.