Dana recebe Prêmio Febramec Meio Ambiente

A Dana Indústrias conquistou o Prêmio Febramec Meio Ambiente na categoria Empresa de Grande Porte, por suas iniciativas relativas ao tema Matérias-Primas e Resíduos Sólidos no Complexo Industrial Dana de Gravataí (RS). Em sua primeira edição, o prêmio foi criado para comemorar os 20 anos da Febramec (Feira Brasileira de Mecânica), a mais importante exposição do setor metalmecânico na região Sul. A cerimônia de entrega acontece hoje (14), em Caxias do Sul (RS).

O objetivo do Prêmio Febramec Meio Ambiente é reconhecer as indústrias do setor metalmecânico, ou diretamente relacionadas, que se destaquem pelo aprimoramento de seus processos produtivos com especial atenção ao meio ambiente, promovendo a utilização de recursos naturais de forma sustentável, o combate à poluição e ao desperdício, bem como o incentivo à formação de uma consciência ambiental.

A Dana foi reconhecida por dois importantes projetos de gestão ambiental implementados em seu complexo industrial de Gravataí. O primeiro reduziu em 62” o volume de lodo gerado na Estação de Tratamento de Efluentes. Esse resultado foi obtido com a substituição de um agente coagulante à base de alumínio por um de origem vegetal, em conjunto com melhorias de processo.

Outra ação foi a desativação de um aterro de resíduos industriais e a adoção de tratamentos alternativos para essas substâncias, tornando-as inertes e, desta forma, possíveis de serem reaproveitadas.

Na categoria Empresas de Grande Porte, além da Dana, a Randon, de Caxias do Sul (RS), conquistou o prêmio por seu projeto no segmento de água e efluentes. Na categoria de médias empresas, a vencedora foi a Rexam Beverage Can, de Brasília (DF), por seus projetos nas áreas de efluentes, resíduos sólidos, energia e emissões atmosféricas. A Rexam também recebeu o Troféu Destaque, destinado à empresa que apresentou os melhores resultados.

Os trabalhos de avaliação dos casos propostos tiveram a coordenação do Centro Nacional de Tecnologias Limpas CNTL SENAI/UNIDO/UNEP e foram julgados por uma comissão composta por um representante de cada entidade que apóia a Febramec.