DANA NA M&T EXPO: Transmissão Powershuttle PSR08 para máquinas compactas

A Dana, por meio de seu grupo de Sistemas Fora-de-Estrada, irá expor a transmissão Powershuttle modelo PSR08 na M&T EXPO 2003 – 5ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 3ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, que acontece de 16 a 20 de setembro, em São Paulo (SP). O evento, uma iniciativa da SOBRATEMA – Sociedade Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção – e da Alcantara Machado Feiras de Negócios, é o maior do segmento em toda a América Latina.

A transmissão Powershuttle PSR08 é projetada para satisfazer as necessidades de performance dos veículos de construção compactos. Melhor troca de marchas e maior conforto para o operador são garantidos pelas embreagens de frente e de ré pré-carregadas hidraulicamente, sistema de lubrificação especialmente projetado que minimiza o arraste e permite que as trocas de marchas em alta velocidade sejam mais fáceis e eficientes.

Um conversor de torque de 12 polegadas com roda livre proporciona regimes de rotação mais baixos, enquanto o freio de estacionamento de molas imerso em óleo amplia a vida útil do sistema. Todas as engrenagens helicoidais da transmissão foram projetadas para reduzir os níveis de ruído. Disponível nas versões 4×2 e 4×4, o modelo PSR08 é projetado para máquinas de construção compactas, como retroescavadeiras, manipuladores telescópicos e tratores de reboque com até 120 cv de potência.

Além da transmissão PSR08, a divisão apresenta também sua completa linha de cardans Spicer, que inclui cruzetas tipo “asa”, flanges e cruzetas capa redonda. A Dana oferece ainda uma linha abrangente de eixos fora-de-estrada, incluindo eixos diferenciais com reduções simples e planetárias, nas versões rígida e direcional, assim como eixos direcionais não-tracionados para faixa de carga entre 500 e 65.000 kg.

Sistemas Fora-de-Estrada

O Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada da Dana é parte do Grupo de Tecnologias e Sistemas para Veículos Comerciais, uma unidade de negócios da Dana Corporation. É composto por fábricas e operações de pesquisa e desenvolvimento em países como Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos. A unidade projeta, fabrica, monta e comercializa eixos diferenciais, eixos transversais, cardans e pontas de eixos, transmissões, conversores de torque, controles eletrônicos e freios.

As operações de Sistemas Fora-de-Estrada atendem 30 países e mais de 1.000 instalações de manufatura e montagem. Além disso, por meio do setor de Serviços do Grupo de Tecnologias e Sistemas para Veículos Comerciais, possui ainda dois centros de distribuição global e 30 unidades de serviço autorizado, que servem mais de 100 países. Entre os segmentos de mercado que contam com a qualidade dos produtos Spicer fora-de-estrada estão os de construção, agricultura, mineração, máquinas florestais, chassis especiais para movimentação de carga e veículos utilitários e de lazer.

A Dana Corporation é líder mundial em design, engenharia e manufatura de produtos e sistemas para fabricantes de veículos automotivos, comerciais e fora-de-estrada e seus respectivos mercados de reposição. A companhia conta com mais de 60.000 colaboradores em todo o mundo. Fundada em 1904 e localizada em Toledo, Ohio (EUA), possui centenas de operações de tecnologia, manufatura e serviços em 30 países. A empresa obteve vendas de US$ 9,5 bilhões em 2002.