DANA NA AGRISHOW 2003 Soluções completas para o mercado fora-de-estrada

A Dana está presente na Agrishow 2003 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, uma das três maiores feiras agrícolas do mundo, que começa hoje, na cidade de Ribeirão Preto (SP). No evento, que acontece de 28 de abril a 3 de maio, a Dana apresenta seu pacote completo de soluções para o segmento agrícola, com suas linhas de eixos diferenciais – tracionados e não-tracionados -, transmissões Powershift, cardans para aplicações agrícolas, cardans aplicados no sistema de força e componentes estruturais.

Entre os componentes expostos, está o eixo com suspensão independente, projetado especialmente para veículos com maior potência e que funciona também como suspensão do trator. Esse tipo de eixo visa atender um mercado cada vez mais exigente e incorpora características de veículos de passeio em máquinas fora-de-estrada. O sistema integrado pode ser aplicado no segmento de tratores médios, incluindo os utilizados em terrenos irregulares. Além de melhorar a dirigibilidade e aumentar o conforto para o operador, proporciona ainda menor desgaste dos pneus. Oferece também a opção de troca por um eixo rígido padrão.

Além do eixo com suspensão independente, a divisão Spicer de Produtos Fora-de-Estrada apresenta na Agrishow os “eixos suspensos”, com sistemas integrados tanto de suspensão hidro-pneumática quanto de suspensão eletro-hidráulica. Estas suspensões têm como características controle de oscilação do eixo, superior absorção de choque, auto-ajuste e adaptação conforme os níveis de carga. O resultado prático é uma melhor tração do veículo na estrada e fora da estrada, além de velocidade superior no deslocamento, resultando em maior produtividade e economia de energia, com menor desgaste do pneu e fadiga do usuário.

Na Agrishow 2003, a Dana exibe ainda sua linha completa de cardans agrícolas, barras de direção e terminais Nakata fabricados para o segmento agrícola, soluções estruturais (longarinas, travessas, suportes e chassis) para os segmentos agrícola e fora-de-estrada, e também a linha de molas a gás voltada para aplicação em tratores e colheitadeiras.

A divisão Spicer de Produtos Fora-de-Estrada, fábrica brasileira de eixos diferenciais e transmissões Powershift do Grupo de Sistemas Fora-de-Estrada, está localizada no complexo industrial da Dana em Gravataí (RS), onde fica também a operação de cardans. Isto aumenta significativamente o potencial para fornecer sistemas completos (eixos diferenciais, transmissões e cardans) produzidos em um mesmo local, para os clientes Spicer Fora-de-Estrada. Os componentes Dana equipam máquinas agrícolas e de construção de fabricantes como CNH, John Deere, Valtra, Metso-Minerals e Jacto.