Dana mostra avanços em células de combustível na Convergence 2004, evento de eletrônica automotiva

A Dana Corporation mostrou os avanços que tem realizado no campo de células de combustível durante a Convergence 2004, exposição de eletrônica automotiva realizada em Detroit, Estados Unidos, entre os dias 18 e 20 de outubro. O destaque foi uma scooter movida a célula de combustível com tecnologias essenciais para o seu funcionamento desenvolvidas pela Dana.

O veículo é equipado com várias soluções para célula de combustível criadas pela Dana, incluindo placas bipolares, bombas elétricas de água e válvula. “A experiência em produtos e sistema que a Dana adquiriu com esse projeto irá beneficiar nossos clientes de células de combustível e parceiros, enquanto damos os próximos passos para desenvolver componentes técnica e comercialmente viáveis para a aplicação estacionária e automotiva”, afirma Michael J. Burns, presidente e CEO da Dana.

Ao longo do projeto, os engenheiros da Dana desenvolveram várias soluções, entre elas, a tecnologia de vedação, desenvolvida para as placas bipolares que estão sendo utilizadas para a aplicação residencial de células de combustível; e o design de vedação da placa, que proporciona baixos custos para a produção em larga escala.

Combinando a experiência do instituto Zentrum für Sonnenergie und Wasserstoff Forschung (ZSW) e do fabricante de motocicletas MZ – Motorrad und Zweiradwerk GmbH, os cientistas e engenheiros da Dana desenvolveram componentes de células de combustível de última geração que foram incorporados na scooter. “Nosso objetivo é colaborar para que os fabricantes de células de combustível tenham sucesso em tornar essa fonte de energia viável comercialmente no futuro breve”, salienta Mike Laisure, presidente do Grupo de Sistemas Automotivos da Dana.